Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos e do Interior rubricam acordo de formação

Os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos e do Interior, rubricaram nesta sexta-feira (6), em Luanda, um protocolo de cooperação para a formação de quadros da Polícia Nacional, no domínio dos direitos humanos.

O protocolo foi rubricado pela secretária de Estado para os Direitos Humanos, Ana Celeste Januário, e pelo comandante-geral da Polícia Nacional, Alfredo Eduardo Mingas “Panda”, em representação do Ministério do Interior.

O mesmo inicia dentro de 30 dias e vai abranger a promoção de cursos de formação de formadores de efectivos da Polícia Nacional, técnicos e membros afins, em matérias de direitos humanos.

A promoção de acções conjuntas de educação em matéria dos direitos humanos, auxílio a Polícia Nacional na dinamização de políticas inerentes à promoção e protecção dos direitos humanos, promoção de intercâmbio regular de informação nestas matérias, entre outros, constam do protocolo.

Segundo a secretária do Estado, o protocolo faz parte das atribuições e da estratégica nacional de educação dos direitos humanos do Ministério da Justiça e dos Direito Humanos.

O mesmo se consubstancia na assistência técnica para formação de agentes da Polícia Nacional de diferentes ramos e a inclusão deste órgão nas diferentes comissões, lideradas pelo ministério.

Ana Celeste considera, por isso, uma “mais-valia” para os sectores dos direitos humanos e do Interior, no nível micro, e para o país, ao nível macro.

Para o comandante-geral da Polícia Nacional, a assinatura deste protocolo de cooperação constitui um “importante marco”, visto que as acções a desenvolver contribuirão, significativamente, no aprimoramento de conhecimentos dos efectivos da corporação, no capítulo dos direitos humanos.

Explicou que no exercício das suas atribuições de reprimir a criminalidade, os efectivos da polícia são obrigados a respeitar os direitos humanos.

Alertou, entretanto, que o respeito pelos direitos humanos não implica a inacção da polícia, porquanto esta não pode descurar do seu papel de proteger policialmente o país e combater, de forma acérrima, os marginais e todos aqueles que procuram agir desrespeitando a lei, violando bens jurídicos legalmente tutelados.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies