Ministério da Educação entrega mais de 80 motorizadas para dinamizar PAT II
O Ministério da Educação, entregou nesta sexta-feira, em Luanda, mais de 80 motorizadas às coordenações provinciais do Programa Aprendizagem para Todos, do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos – PAT II, com vista a dinamizar melhor a sua execução e está enquadrado num dos objectivos do PAT II, que passa por proporcionar educação de segunda oportunidade a angolanos fora do sistema educativo, na modalidade de Ensino para Jovens e Adultos.
Coube a ministra Luísa Grilo, a responsabilidade de presidir a cerimónia de entrega simbólica de 86 motorizadas a técnicos locais de diferentes municípios do país abrangidos pela Educação de Jovens e Adultos, no quadro das acções do PAT II. Estes meios de transporte constituem um importante suporte logístico, permitindo maior mobilidade às turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas acções de acompanhamento e supervisão, especialmente nas zonas rurais e de difícil acesso.
Enquadrada na subcomponente 1.2 do PAT II, “Educação de segunda oportunidade e habilidades de vida”, a acção visa reforçar as actividades da EJA até Junho de 2027, com vista a garantir uma educação de segunda oportunidade a 250 mil jovens e adolescentes que não concluíram o ensino primário ou secundário regular, ou que nunca tiveram acesso à escola.
Na cerimónia de entrega dos veículos, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, referiu que “estas motorizadas simbolizam a mobilidade e a sensibilidade cruciais para o sucesso dos facilitadores do nosso programa. Através delas, os técnicos poderão alcançar áreas remotas e superar barreiras geográficas, garantindo que a educação chegue a todos os cantos dos nossos municípios“.
Evaristo João Pedro, Director Nacional da Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação, e Coordenador da subcomponente 1.2 do PAT II, reiterou igualmente a importância do acto de hoje.
“O programa da EJA contempla iniciativas de alfabetização e educação de jovens e adultos, que promovem a redução do analfabetismo e o fortalecimento das competências básicas necessárias à participação activa na vida social, económica e comunitária. Dada a importância destas acções para o desenvolvimento do país, é prioritário garantirmos aos técnicos no terreno todos os meios necessários para que a subcomponente ‘Educação de segunda oportunidade e habilidades de vida’ alcance a meta de formar 250 mil jovens e adolescentes, em especial raparigas, e assim possam ter um futuro mais promissor e digno para eles e para as suas famílias”.
Na mesma linha, António Baptista, coordenador provincial do EJA da Lunda-Norte, avançou que as motorizadas chegaram em momento oportuno, uma vez que vai facilitar o trabalho dos supervisores que farão a monitorização nas salas de aulas, sobretudo nas zonas mais recônditas. “Temos 471 turmas distribuídas em dez municípios. Estamos satisfeitos com essas motorizadas, agora é arregaçar as mangas e trabalhar”, comentou.
Com a operacionalização dos programas em curso, o PAT II consolida-se como um instrumento estratégico de inclusão educativa e empoderamento social, alinhado com as políticas públicas do Governo de Angola e com os objectivos globais de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o de garantir educação para todos.
Sobre o PAT II
O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) é implementado pelo Governo de Angola através do Ministério da Educação com o financiamento do Banco Mundial.
Implementado desde Fevereiro de 2022, o projecto tem abrangência nacional e visa promover o desenvolvimento humano e educativo com o propósito central de empoderar adolescentes e jovens, com especial foco nas raparigas, criando maiores oportunidades de aprendizagem, inclusão e equidade educativa.
Até Junho de 2027, o PAT II prevê, entre outros objectivos, beneficiar 250 mil jovens e adolescentes com formação de segunda oportunidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), formar 27 mil professores e 4 mil directores de escolas, e também reabilitar 7 escolas e construir 56 novos estabelecimentos de ensino em todo o país. O programa espera impactar directamente mais de 1,2 milhões de alunos. Para atingir as metas estabelecidas, o PAT II actua em três componentes principais: Empoderar Raparigas Angolanas, Reduzir a Pobreza de Aprendizagem, e Gestão, Monitorização e Avaliação do Projecto.
Comentários estão encerrados.