Escola Mandumbo Vence Quarta Edição Do Concurso “Turma Da Blue”

Notícias de Angola – A instituição de ensino privada “Mandumbo” conquistou a final da quarta edição do concurso de Língua Portuguesa denominado “Turma da Blue”, que teve lugar no último Sábado (31), no Cine Tivoli, em Luanda.

Amilton Victor

A dupla Graciete de Oliveira (16 anos) e Sávia Francisco (17 anos), amabas da 11ª Classe do curso de Contabilidade e Gestão do colêgio Mandumbo levaram para casa uma bolsa de estudos no valor de Um milão de Kwanzas, para além de um tablet e um computador portátil, tendo deixado para trás os concorrentes do Colêgio Primazia e do Liceu João Beiral, numa disputa aguerrida que colocou estes dois últimos em desvatagem e a um empate, até ao final da prova.

Nesta senda, o segundo e terceiro classificados do concurso levaram para casa um tablet e um cabaz de produtos da Refriango, além de um certificado de participação.

Para Graciete de Oliveira, “a fase de preparação não fácil”. Em meio a noites sem dormir, o apoio da família, dos colegas e professores foi fundamental para o aumento da confiança e resiliência até à fase final da prova. A futura técnica em Contabilidade e Gestão antevê grandes desafios pela frente, como estudante, apesar de ter ganho o concurso.    

Já Sávia Francisco diz que “foi dificil encarrar o público e manter-se firme”, mas o foco e controle emocional da dupla ajudou a manter o equilíbrio e a responder acertadamente as questões. A mesma, incentiva os estudantes a uma dedicação desmedida e à desconstrução do ideial de que a Língua Portuguesa é dificil.

Por sua vez, Pedro Mukanda, encarregado de educação que participava do evento, disse que o concurso dever ser visto como “um incentivo ao aprendizado e à investigação para os estudantes”. Por outro lado, Dário José, tio de Graciete de Oliveira, realça que “este tipo de iniciativa deve ser frequente para promover a cultura do saber no seio das comunidades”, enquanto Edna Júlio, tia de Sávia Francisco, apela aos pais e encarregados de educação “mais apoio e incentivo não financeiro, mas moral, para que os educandos estejam à altura de grandes desafios”.   

De acordo com Tânia Jardim, administradora de Marketing da Refriango, a edição do Turma da Blue deste ano, envolveu, apenas, instituições escolares da província de Luanda, ao contrário das edições anteriores.

Ao todo, avança a responsável, participaram do concurso três mil e cinquenta alunos, distribuídos em 114 duplas, das quais 98 inscritas a partir de instituições públicas e privadas e 16 a partir das redes sociais da marca Blue.

“A Refriango, através do Turma da Blue, promove o combate ao analfabetismo, incentiva literacia e desenvolve a capacitação dos jovens para um futuro com melhor preparação, mais criactividade e maior justiça social. Nós, através de uma forma lúdica de promovemos o gosto pela Língua Portuguesa que envolve não só estudantes, professores, como também encarregados de educação”, concluiu Tânia Jardim. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies