O país cabe aqui.

Médicos realizam trasplante de rim de porco em humano nos Estados Unidos

Fonte: AFP

Depois da realização do primeiro transplante de rim de porco em um humano, em 2021, foi realizado nos Estados Unidos da América, por um grupo de médicos, um novo transplante do órgão, para um corpo humano, anunciou nesta quinta-feira (20) uma equipe médica do país.

Realizado por médicos da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) e descrito em um artigo científico publicado no periódico “American Journal of Transplantation”, o procedimento ocorre após o transplante bem-sucedido de um coração suíno em uma pessoa no início do mês.

Esta cirurgia ocorreu em 30 de setembro de 2021. Envolveu a colocação de dois rins de um porco geneticamente modificado dentro de uma pessoa, Jim Parsons, de 57 anos, que queria ser doador de órgãos, mas cujos órgãos foram considerados inadequados. Os rins permaneceram funcionalmente viáveis até o término do estudo, 77 horas depois.

“Os resultados de hoje são uma conquista notável para a humanidade e fazem avançar o xenotransplante no âmbito clínico”, comentou Selwyn Vickers, reitor da Escola Heersink de Medicina da UAB, que realizou o procedimento.

“Os rins transplantados filtraram sangue, produziram urina e, o mais importante, não foram imediatamente rejeitados”, disse a UAB em comunicado.

A equipa da UAB indicou que este procedimento está a um passo de se tornar uma realidade clínica e planejam passar para testes em humanos em breve e, em seguida, buscar aprovação regulatória para esses tipos de intervenções.

Atualmente, as válvulas cardíacas de porco são amplamente utilizadas em humanos, e a pele de porco é enxertada em vítimas de queimaduras.

Os porcos são doadores ideais devido ao tamanho de seus órgãos, seu rápido crescimento e grandes ninhadas, e já são criados como fonte de alimento.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies