Macron: Um ano após sua eleição França continua a ser dividida

Um ano após sua chegada ao poder, Emmanuel Macron continua dividindo os franceses por seu dinamismo e vontade reformista, mas não consegue superar o rótulo de “presidente dos ricos” atribuído por seus críticos, noticiou a AFP.

Em um país sacudido por uma onda de greves e protestos nos transportes e universidades, o chefe de Estado, eleito em 7 de maio de 2017 com um programa reformista, consegue se manter nas pesquisas.

Com cerca de 45% de opiniões favoráveis, Macron goza de uma popularidade superior à de seu antecessor, o socialista François Hollande (2012-2017), na mesma época de seu mandato, e similar à do conservador Nicolas Sarkozy (2007-2012).

No entanto, o jovem mandatário divide os franceses. “Se há algo que os franceses concordam é que o presidente faz coisas. Mas o que lhes desagrada é justamente o que ele faz”, resume Jean-Daniel Lévy, da pesquisadora Harris Interactive.

A imagem de Macron não mudou muito desde que foi eleito com 64% dos votos contra a candidata de extrema direita Marine Le Pen.

É visto como um presidente “dinâmico” e “audacioso”, com uma firme vontade de “transformar” a França e de cumprir com suas promessas. Segundo uma pesquisa da Elabe-Wavestone, 69% dos franceses o veem como um “reformista”.

Mas é percebido também como alguém “altivo” e distante dos problemas dos franceses. Não conseguiu se desfazer do rótulo de “presidente dos ricos” por conta das medidas que favorecem mais os ricos do que os pobres.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies