O país cabe aqui.

Líderes do G20 coordenam acções de combate à covid-19 na “Global Health Summit 21”

Por: Ivanine Silva

Os líderes dos países membros do G20, organização que congrega as 20 maiores economias do mundo, reunem hoje, sexta-feira, 21 de Maio, em Roma, na Itália, onde deverão coordenar acções de combate à pandemia da covid-19.

Na Global Health Summit 2021 (Cúpula Global de Saúde) deste ano, segundo informações oficiais, os líderes deverão exigir a renuncia aos direitos de propriedade intelectual e pressionar as empresas farmacêuticas a compartilhar tecnologia que salva vidas.

Os Estados Unidos da América, juntaram-se à Índia, África do Sul e vários outros países em desenvolvimento para pedir uma renúncia temporária de patentes para vacinas da covid-19, na esperança de que isso aumentasse a produção e permitisse uma distribuição mais justa de vacinas em todo o mundo.

Em outubro de 2020, a Índia e a África do Sul solicitaram uma isenção que permitiria aos países não conceder nem fazer cumprir patentes e outros direitos de propriedade intelectual específicos relacionados aos produtos covid-19 até que a imunidade de rebanho global seja alcançada.

Um número significativo de países de renda média e baixa apoiou esta proposta. A maioria dos países de alta renda, incluindo a UE e seus estados membros, se opôs. Lembre-se que todos estes são membros da Organização Mundial do Comércio.

O presidente da Rússia e presidente em exercício do G20, Vladmir Putin será o grande ausente da reunião, segundo comunicou Kremlin à imprensa russa, estando este a participar de uma reunião do Conselho Económico Supremo da Eurásia.

Fazem parte do G20: a União Europeia (UE), Estados Unidos da América, Rússia, China, Japão, República da Coreia, México, Polónia, França, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Argentina, Arábia Saudita, Índia, Brasil, Austrália, Canadá, Itália e Turquia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies