Lançada primeira pedra da plataforma logística da Caála

Notícias de Angola – A primeira pedra para construção da Plataforma Logística (PL) da Caála, na província do Huambo, foi lançado este sábado pela Agência Reguladora de Carga e Certificação Logística de Angola (ARCCLA), órgão do Ministério dos Transportes (MINSTRANS).

Com objectivo de apoiar a diversificação da economia nacional, a construção das infra-estruturas têm o arranque previsto para o próximo ano e o arranque de operações para início de 2025.

A PL da Caála contará com silos e armazém de frios e secos e prestará também serviços de contentores e depósitos vazios, assim como inspecções aduaneiras e fitossanitárias, numa área de 65 hectares, sendo intervencionados 15 na primeira fase.

No primeiro ano de funcionamento, deverá receber entre 250 mil e 300 mil toneladas de mercadorias, volume que, em dez anos, poderá ascender a perto de 500 mil toneladas.

Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, o Governo de Angola tem como prioridade nacional acelerar a diversificação da economia, e neste sentido, o sector da logística desempenha um papel fundamental, pela capacidade de dinamizar as cadeias de fornecimento, estimular o aumento da produção nos sectores não petrolíferos, gerar empregos e aumentar o rendimento dos angolanos.

A infra-estrutura, acrescenta, surge para dar um contributo significativo, optimizando as cadeias logísticas, aumentando a competitividade da produção nacional e impulsionando o aumento da produção nos sectores da agricultura, indústria e recursos minerais, ao mesmo tempo que promove a criação de negócios adjacentes à plataforma logística e ao Corredor do Lobito, e catalisa as indústrias locais e a produção regional.

Localizada entre as Estradas Nacionais 120 e 260 e posicionada ao longo do Corredor do Lobito, vai, entre outros benefícios, ser uma plataforma de armazenamento e distribuição centralizada, assim como apoiar o desenvolvimento do sector mineiro da região.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies