Lançada primeira pedra da plataforma logística da Caála
Notícias de Angola – A primeira pedra para construção da Plataforma Logística (PL) da Caála, na província do Huambo, foi lançado este sábado pela Agência Reguladora de Carga e Certificação Logística de Angola (ARCCLA), órgão do Ministério dos Transportes (MINSTRANS).
Com objectivo de apoiar a diversificação da economia nacional, a construção das infra-estruturas têm o arranque previsto para o próximo ano e o arranque de operações para início de 2025.
A PL da Caála contará com silos e armazém de frios e secos e prestará também serviços de contentores e depósitos vazios, assim como inspecções aduaneiras e fitossanitárias, numa área de 65 hectares, sendo intervencionados 15 na primeira fase.
No primeiro ano de funcionamento, deverá receber entre 250 mil e 300 mil toneladas de mercadorias, volume que, em dez anos, poderá ascender a perto de 500 mil toneladas.
Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, o Governo de Angola tem como prioridade nacional acelerar a diversificação da economia, e neste sentido, o sector da logística desempenha um papel fundamental, pela capacidade de dinamizar as cadeias de fornecimento, estimular o aumento da produção nos sectores não petrolíferos, gerar empregos e aumentar o rendimento dos angolanos.
A infra-estrutura, acrescenta, surge para dar um contributo significativo, optimizando as cadeias logísticas, aumentando a competitividade da produção nacional e impulsionando o aumento da produção nos sectores da agricultura, indústria e recursos minerais, ao mesmo tempo que promove a criação de negócios adjacentes à plataforma logística e ao Corredor do Lobito, e catalisa as indústrias locais e a produção regional.
Localizada entre as Estradas Nacionais 120 e 260 e posicionada ao longo do Corredor do Lobito, vai, entre outros benefícios, ser uma plataforma de armazenamento e distribuição centralizada, assim como apoiar o desenvolvimento do sector mineiro da região.
Comentários estão encerrados.