João Lourenço participa da cimeira internacional sobre democracia

Por: Ivanine Silva

João Lourenço, Presidente da República, participou nesta quinta-feira (9), em formato virtual, na Cimeira Sobre Democracia, uma iniciativa do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, que juntos vários líderes mundiais.

O chefe de estado angolano figurou entre o grupo de dezassete Chefes de Estado africanos a quem Biden convidou para discutirem o estado da Democracia no Mundo, com a participação de vários outros estadistas mundiais.

Foram avaliados como assuntos principais, como: se desenvolve o combate à corrupção; se promove o reforço das instituições democráticas; se trabalha para eleições livres e justas; se estimula o uso da tecnologia em prol da democracia e, também, o apoio que os Estados dão à media livre e independente.

Na sua intervenção, João Lourenço, felicitou Joe Biden, por esta iniciativa da que congregou Chefes de Estado e líderes de vários países do mundo, para uma abordagem que considerou pertinente e oportuna sobre um tema com grande atualidade e que requer uma profunda reflexão.

O chefe de estado, destacou a adopção de medidas firmes de formas a conferir ao poder judicial capacidade para exercer, em condições de absoluta independência, o seu papel no quadro do combate às más práticas de governação, à corrupção e à impunidade.

Referiu também o facto de a democracia angolana ser de construção recente e, que se tem vindo a consolidar e a alargar nos últimos cinco anos, onde a mulher tem assumido uma intervenção cada vez mais activa, em todos os sectores da vida do país.

João Lourenço, destacou também a evolução de forma gradual, segura e irreversível, da democracia em Angola, passando pelas diferentes etapas do nosso processo democrático, até que se atinja o nível de satisfação das expectativas da nossa sociedade, que seja mais próximo das democracias que são hoje as grandes referências do mundo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies