O país cabe aqui.

João Lourenço manifesta consternação pela morte de Kenneth Kaunda

Por: Redacção

O presidente da república João Lourenço, manifestou hoje, profunda consternação pelo falecimento do Presidente Kenneth Kaunda, um dos líderes carismáticos do continente, que esteve à frente dos destinos da Zâmbia desde a Independência Nacional, em 1964, até 1991.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso , o governante angolano diz que com uma vida dedicada à libertação do povo zambiano, a sua acção estendeu-se também à região austral de África, onde serviu de medianeiro para vários conflitos e integrou os Estados da Linha da Frente contra o regime do Apartheid na África do Sul.

Relembra que enquanto Chefe de Estado, o seu país foi a rectaguarda dos movimentos de libertação, tendo albergado as suas direcções políticas, os centros de treinamento e bases logísticas.

Apesar de ter abandonado a vida política activa, não deixou de intervir, através da sua Fundação, no combate contra a epidemia de HIV-Sida e em outras frentes humanitárias.

A sua perda deixa entre os seus simpatizantes, familiares e amigos um grande vazio, pois era reconhecida sua filosofia humanista e solidária.

À família enlutada e ao povo irmão da Zâmbia expressamos as mais sentidas condolências.

Kenneth David Kaunda, que esteve à frente dos destinos da Zâmbia desde a Independência Nacional, em 1964, até 1991, morreu quinta-feira, aos 97 anos, num hospital militar de Lusaka (Zâmbia), onde se encontrava internado.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies