ITEL conquista concurso sobre “Educação Ambiental”

Notícias de Angola – O projecto de recolha de lixo e monitorização em tempo real de resíduos plásticos no mar, venceu a primeira edição do concurso “Educação Ambiental nas Escolas”.

Por: Amilton Victor

O concurso denominado “Planeta Oceano: As Marés estão a Mudar” envolveu dez instituições dos I e II ciclos do ensino Secundário da Rede de Escolas Associadas à UNESCO, no âmbito do projecto “Educação Ambiental nas Escolas”.

Segundo o Comunicado de imprensa que o Notícia de Angola teve, um grupo de estudantes do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), foi o grande vencedor do concurso.

Conforme o documento, o trabalho realizado por três alunos, consiste em três vertentes construção de um robô capaz de recolher resíduos plásticos dos mares; implementação de um íman para atrair microplásticos; e instalação de uma câmara de monitorização em tempo real, com recurso a inteligência artificial, que envie mensagens de alerta sobre a quantidade de resíduos num determinado ponto do oceano.

A distinção foi entregue pela Ministra da Educação, Luísa Grilo.

Luísa Grilo ressaltou a importância do poder da educação expresso nos projectos apresentados na Feira Ecológica.

“Os projectos apresentados hoje são soluções práticas para a protecção do meio ambiente e espelham o resultado das acções de educação ambiental que têm sido implementadas em várias escolas”, comentou.

Para tal o segundo lugar, ficou a Escola de Saúde Castelo, com o projecto de criação de Redes de Retenção feitos por material reciclado para a recolha de resíduos antes que cheguem ao mar. 

Já terceira posição levou a escola IPIL (Ex IMIL ou Makarenko), com o projecto “Soluções para acabar com a Poluição Plástica nos Oceanos”.

O evento foi lançado pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU), Coca-Cola/Refriango e Associação Nação Verde (ANV), enquadra-se no âmbito da iniciativa “Educação Ambiental nas Escolas” e do “Ecomovimento Oceanos”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies