Importância do capital humano domina encontro entre VPR e líderes ambientais africanas 

Notícias de Angola – A capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda de desenvolvimento do continente africano dominou a audiência que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, concedeu esta quarta-feira, à comitiva do Centro de Ciências da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa dos Solos (SASSCAL).

A equipa de especialistas é encabeçada pela Directora Executiva da instituição, Jane Olwoch, em que também participou o coordenador do Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África, Tidiane Ouattara.

Em declarações à imprensa no final da audiência, Tidiane Ouattara afirmou que a África Austral está numa fase histórica muito importante no que se refere ao programa espacial da região, e sublinhou o papel da SASSCAL e do Centro de Investigação Científica e Industrial da África do Sul na implementação de acções que visam o desenvolvimento da região austral do continente africano.

Para tal, as duas organizações realizam neste momento em Angola um workshop relacionado com o monitoramento global para o ambiente e segurança em África, em que participam no referido workshop perto de 150 pessoas, incluindo 36 estudantes, 12 dos quais são angolanos, informou, tendo acrescentado que no encontro estão a ser utilizadas imagens espaciais não apenas para dar soluções às questões de monitoramento das áreas costeiras e marinhas, mas também para a terra, no geral.

“Estamos muito felizes porque ouvimos de Sua Excelência Vice-Presidente da República, que,  sem deixar de enfatizar a importância dos valiosos recursos minerais e de natureza diferenciada que possui o continente africano, deu particular destaque à necessidade de capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda do desenvolvimento do continente africano”, enfatizou.

“Fomos recebidos por Sua Excelência Vice-Presidente , e antes estivemos com a Senhora Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação. Queremos agradecer o Executivo angolano pelo facto de colocar a ciência e a tecnologia de inovação no centro das questões relacionadas ao desenvolvimento, não apenas de Angola mas também de África”, afirmou Tidiane Ouattara.

Iniciativa apoiada pelo Governo alemão, a SASSCAL foi criada com o objectivo de capacitar os países da África Austral no combate às alterações climáticas e na gestão dos solos. 

O Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África financiado pela União Africana é apoiado pela União Europeia e está voltado à  capacitação de jovens africanos em matéria de ciências espaciais, mais especificamente na observação da terra e recursos marinhos das áreas transfronteiriças e costeiras.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies