Importância do capital humano domina encontro entre VPR e líderes ambientais africanas
Notícias de Angola – A capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda de desenvolvimento do continente africano dominou a audiência que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, concedeu esta quarta-feira, à comitiva do Centro de Ciências da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa dos Solos (SASSCAL).
A equipa de especialistas é encabeçada pela Directora Executiva da instituição, Jane Olwoch, em que também participou o coordenador do Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África, Tidiane Ouattara.
Em declarações à imprensa no final da audiência, Tidiane Ouattara afirmou que a África Austral está numa fase histórica muito importante no que se refere ao programa espacial da região, e sublinhou o papel da SASSCAL e do Centro de Investigação Científica e Industrial da África do Sul na implementação de acções que visam o desenvolvimento da região austral do continente africano.
Para tal, as duas organizações realizam neste momento em Angola um workshop relacionado com o monitoramento global para o ambiente e segurança em África, em que participam no referido workshop perto de 150 pessoas, incluindo 36 estudantes, 12 dos quais são angolanos, informou, tendo acrescentado que no encontro estão a ser utilizadas imagens espaciais não apenas para dar soluções às questões de monitoramento das áreas costeiras e marinhas, mas também para a terra, no geral.
“Estamos muito felizes porque ouvimos de Sua Excelência Vice-Presidente da República, que, sem deixar de enfatizar a importância dos valiosos recursos minerais e de natureza diferenciada que possui o continente africano, deu particular destaque à necessidade de capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda do desenvolvimento do continente africano”, enfatizou.
“Fomos recebidos por Sua Excelência Vice-Presidente , e antes estivemos com a Senhora Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação. Queremos agradecer o Executivo angolano pelo facto de colocar a ciência e a tecnologia de inovação no centro das questões relacionadas ao desenvolvimento, não apenas de Angola mas também de África”, afirmou Tidiane Ouattara.
Iniciativa apoiada pelo Governo alemão, a SASSCAL foi criada com o objectivo de capacitar os países da África Austral no combate às alterações climáticas e na gestão dos solos.
O Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África financiado pela União Africana é apoiado pela União Europeia e está voltado à capacitação de jovens africanos em matéria de ciências espaciais, mais especificamente na observação da terra e recursos marinhos das áreas transfronteiriças e costeiras.
Comentários estão encerrados.