O país cabe aqui.

Huawei lança o programa LEAP para desenvolver competências TIC de 100k pessoas na África Sub-Saariana

A Huawei lançou o seu programa de desenvolvimento de competências digitais LEAP. Anunciado na sua Cerimónia de Prémios do Concurso TIC, o LEAP visa ajudar a promover as competências TIC de mais de 100 000 pessoas em toda a região da África Sub-Sariana no prazo de três anos.

LEAP que é um acrónimo de Liderança, Empregabilidade, Progresso e Possibilidade, destina-se a promover uma forte liderança digital e uma força de trabalho qualificada no domínio das TIC, construir uma reserva de talentos digitais, e promover a literacia digital entre os cidadãos. Inclui uma vasta de actividades que vão desde cursos de formação e certificação em TIC, construção de capacidades digitais do governo e concursos de competências em TIC.

Ao lançar o programa LEAP, o Presidente da Huawei da África Austral, Leo Chen salientou a importância da transferência de competências TIC e do desenvolvimento de talentos e sublinhou a ênfase consistente da Huawei no mesmo.

“A digitalização está profundamente enraizada nas pessoas. Porque digitalizamos para as pessoas e por pessoas. Quando as raízes estão profundas, não há necessidade de temer o vento”, disse ele. “Através do programa, esforçamo-nos em cultivar mais jovens líderes nas TIC´s, que podem explorar mais possibilidades para si próprios, para as suas famílias, para a comunidade e em última para as suas nações”.

Nas últimas duas décadas, a Huawei ajudou avançar as competências TIC em mais de 80 000 pessoas em toda a região. Ao fazê-lo, ajudou  aumentar a empregabilidade dos jovens e a colmatar a lacuna entre os sexos na indústria das TIC´s. A própria Huawei é um empregador de eleição na região. As suas filiais em 9 países da África Sub-Sariana ganharam o selo Top Employer (Empregador principal) em 2021.

Falando na cerimónia, a Sra. Khumbudzo Ntshavheni, Ministra das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul, disse “É preciso que vocês, como participantes do LEAP, Sementes para o Futuro e o Programa da Academia Huawei TIC, nos levam para o futuro. A Covid 19 levou-nos à era digital, mas não devemos precisar de uma pandemia para o fazer no futuro, precisamos de ser deliberados e intencionais para ajuda os nossos países. Precisamos de inovação, de apoiar os inovadores locais, e de promover as nossas próprias plataformas em todo o continente para atingirmos a escala e desenvolvermos as nossas economias. Só somos maiores quando o nosso mercado é maior, e temos de caminhar juntos. ”

Secretário Permanente, Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, da Tanzânia, o Prof. Eliamani Sadoyeka salientou que o poder das TIC nunca deve ser subestimado. “As TIC deram-nos um acesso quase igual ao conhecimento. Quando uma mente jovem estiver ligada, uma menina da aldeia em África terá o mesmo acesso ao conhecimento que um rapaz em Copenhaga”, disse ele. Também tocou no facto de que o futuro da África esta nas mãos da sua população jovem e exortou os estudantes a aproveitarem plenamente todas as oportunidades de aprendizagem. Elogiou Huawei pela sua Academia TIC que está a dar aos jovens a plataforma e as competências nas tecnologias mais recentes, bem como a oportunidade de viverem ao seu máximo potencial.

John Chrysestom Muyingo, Ministro do Ensino Superior do Ministério da Educação e Desportos do Uganda declarou: “Fizemos parcerias com a Huawei em iniciativas como as Sementes Para o Futuro, as Competições TIC através das Academias TIC Huawei estabelecidas no Uganda e ao longo dos anos sempre fizemos questão de desempenhar um papel activo na implementação das iniciativas de requalificação digital em instituições de ensino superior, incluindo universidades, em todo o país. Acolhemos com prazer esta parceria, e estamos comprometidos em reforçar esta relação. ”

O Presidente ugandês Yoweri Museveni codificou sobre o evento no domingo, felicitando a equipa ugandesa da Universidade de Makerere e reconhecendo os esforços de Huawei no desenvolvimento de talentos digitais locais, dizendo espero “a sua expansão para incluir mais da nossa juventude”.

A pandemia de Covid-19 estimulou a adopção digital em toda a África. Isto aumenta a procura de mais competências e talentos digitais. De acordo com um estudo do Banco Mundial sobre Competências Digitais na África Sub-Sariana, mais de 230 milhões de empregos na África Sub-Sariana exigirão competências digitais até 2030.

Isso torna programas como o LEAP ainda mais críticos. O Concurso Huawei TIC é uma das componentes importantes dos esforços de desenvolvimento de talentos do Huawei.

Mais de 15 000 estudantes de mais de 200 universidades e colégios da África Subsariana participaram no Concurso Huawei TIC 2021-2022. Das 48 equipas concorrentes, as equipas nigerianas e quenianas ganharam o primeiro prémio na final regional. Equipas do Uganda, Gana, Nigéria, e Tanzânia reclamaram o segundo prémio.

“O Concurso TIC da Huawei proporcionou a estudantes como eu uma rede de formadores da indústria, instrutores e ferramentas de aprendizagem, permitindo-nos obter uma vantagem competitiva e envolvermo-nos com outros estudantes num palco global”, disse Ashtone Onyango, um membro da equipa vencedora do Quénia. “Isto é crucial para os estudantes, pois não só os ajuda a melhorar as suas capacidades, como também aumenta a sua competitividade no mercado de trabalho”.

A equipa sul-africana que alcançou o top dez do Concurso Huawei Global Tech4Good de 2021 por conceber um sistema de detecção de intrusão que utiliza tecnologias sem fios e tecnologias de nuvem para refrear a caça furtiva de rinocerontes foi homenageada com um Prémio Top Performance.

“O momento que mais me orgulhou foi saber que das 117 equipas participantes no desafio Tech4Good a nível mundial, fizemos parte do top 10 e a única equipa do continente Africano”, disse Siyabonga Shandu, que fazia parte da equipa do sistema de detecção de intrusão da África do Sul.  “Isto demonstra que temos a capacidade e as Habilidades para criar, inovar e construir soluções africanas reais para os problemas africanos”.

O concurso Huawei TIC tornou-se na maior competição do seu género em África e em todo o mundo. Oferece um palco global para os estudantes mostrarem e praticarem os seus conhecimentos e competências em TIC. Nos últimos 5 anos, 80 000 estudantes universitários de África inscreveram-se na competição, e mais de 20 equipas participaram nas finais globais.

O programa LEAP será lançado com base no investimento da empresa na região e verá mais de 1 200 instrutores facilitarem 3 000 cursos de TIC. Irá também financiar uma série de instalações incluindo centros de formação, bases de instalação de hardware, centros de inovação, laboratórios espelho, e academias TIC. Huawei tem actualmente academias TIC em mais de 300 universidades e colégios na região.

Na cerimónia, Leo Chen apelou também a uma estreita colaboração entre o governo, a indústria e o meio académico para criar um ecossistema para o qual todos possam contribuir e do qual todos possam beneficiar.  O Prémio Huawei 2021 de Excelente Parceiro Global do Ecossistema de Talentos foi entregue à Organização de Colégios Públicos Sul Africanos (SAPCO). A Universidade Kenyatta e a Universidade Ahmadu Bello receberam o prémio da Academia de Melhor Desempenho da África Subsariana do Concurso Huawei TIC 2021-2022.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies