O país cabe aqui.

Huawei reforça capacidade de inclusão digital do MININT

Redação NA

O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, recebeu esta semana, em Luanda, durante um encontro de trabalho com uma delegação chinesa pelo Embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao, vários meios informáticos e de tecnologias de informação, da empresa de direit chinês, Huawei, para auxiliar o MININT no reforço da sua capacidade de inclusão digital.

De acordo a uma nota que o Notícias de Angola teve acesso, o decorrer do encontro, as duas partes procederam, à assinatura de um memorando de intenções que visa, no treinamento e formação do pessoal afecto ao MININT no domínio das tecnologias de informação e comunicações.

Eugénio Laborinho caracterizou o gesto da empresa chinesa como uma demonstração de uma visão de longo prazo, porquanto vai ajudar a consolidar e fortalecer o volume operacional dos órgãos do MININT, em termos de informatização dos seus dados e informações.

O governante reconheceu também, o importante papel da tecnologia chinesa e a sua liderança global no domínio das cidades inteligentes, que desempenham um papel importante na gestão da ordem e segurança pública.

“A Huawei prestou valiosos serviços a Angola no processo de implementação do Centro de Coordenação Operacional da Protecção Civil e Bombeiros, bem como, a nível do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)”, referiu Eugénio Laborinho.

O PCA da Huawei Angola, Ryan Li, aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso da sua empresa com a modernização e desenvolvimento do sector, no sentido de acelerar a nossa inserção na economia do conhecimento, tirando proveito das infra-estruturas tecnológicas existentes, que colocam Angola na posição de se tornar um hub regional de tecnologias de informação e comunicações.

A empresa chinesa está presente em Angola há perto de 20 anos, ao longo dos quais tem prestado serviços nas áreas de sistemas e equipamentos tecnológicos para os sectores público e privado. Enquanto parceiro estratégico, a Huawei investiu mais de USD 60 milhões para a construção de um Centro de Inovação e Formação em Talatona, que vai beneficiar mais de 500 estudantes a partir de 2022, ano em que se antecipa a sua conclusão.

Fundada em 1987 por Ren Zhengfei,a Huawei está presente em 170 países, conta com uma força de trabalho de 180 mil trabalhadores e é o maior fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações e o segundo maior fabricante de smartphones.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies