O país cabe aqui.

Governo acaba com limite de idade para ingresso na função pública

Notícias de Angola – A proposta da nova  Lei da Função Pública, em análise esta quinta-feira, na Comissão Económica do Conselho de Ministros, prevê retirar o limite de 35 anos de idade para o ingresso na Administração Pública.

Segundo ANGOP, a nova Lei, que vem revogar  a anterior 17/90, de 20 de Outubro, está em análise nesta quinta-feira na 6ª Reunião da  Comissão Económica do Conselho de Ministros, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço. 

“Vamos retirar nesta nova Lei de Bases o limite da idade de 35 anos, que era uma questão muito preocupante, não só porque tínhamos muitos casos de pessoas nesta idade que davam suporte e mais-valia em trabalhos bastante importantes devido à sua praticidade e experiência na Função Pública, mas que por causa do limite da idade, já não podiam ingressar na Administração Pública”, referiu a ministra da Administração Pública, Trabalho e  Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias.

Em declarações à imprensa, à  margem da reunião, a ministra referiu que o Executivo entende que o limite dos 35 anos vem  ferir os princípios consagrados na Constituição, relativamente  ao direito ao trabalho. 

A lei ainda em vigor, considerada  desactualizada, face ao contexto actual, será substituída pela nova que vai à discussão na Assembleia Nacional (AN), no mês de Julho deste ano, de acordo com a ministra Teresa Dias.

“Com esta nova lei pretende-se valorizar o capital humano, acima de tudo, e reforçar os direitos e garantia dos funcionários públicos, congregando num único diploma  as bases fundamentais desta, evitando várias  dispersões legislativas”, disse. 

De acordo com a governante, com a nova Lei pretende-se também clarificar e desenvolver matérias sobre o funcionalismo público que, até então, trazia problemas da sua aplicação.

No domínio da relação jurídico- laboral,  prevê-se também a redução do período probatório de cinco anos para um ano, sendo o período para entrada no quadro definitivo dos funcionários, à semelhança de outras geografias.

Quanto ao contrato de trabalho a tempo certo, ou seja, contrato de trabalho determinado, a lei alarga para os 24 meses, contra os 12 meses ainda em vigor. 

Com esta medida, de acordo com Teresa Dias, cessam todos os direitos e obrigações, findos os 24 meses, incluindo os direitos ao salário. 

Deste modo, pretende-se eliminar, na Administração Pública, um acumular de pessoas ao abrigo destes contratos de trabalho, para que não venham a ficar nela  10 a 15 anos, obrigando o Estado a efectuar o enquadramento dos mesmos. 

Ainda no domínio da probidade, a nova lei traz o alargamento do destacamento, para um período não superior a três anos, porrogaveis apenas uma vez. 

Sobre os cargos que são interinados, a nova lei, que vai à discussão, descreve  que o período não pode ser superior a 12 meses, findo o qual, o quadro que estiver a interinar passa a assumir o lugar, desde que reúna requisitos para o mesmo. 

Outro aspecto de relevo tem a ver com a previsão de redução das 35 horas semanais de trabalho, além da introdução do regime do teletrabalho, em função da dinâmica da covid-19. 

Ainda segundo a governante, consagrou-se um período de seis meses, a contar da data da publicação da nova lei, para o enquadramento dos funcionários do pessoal em regime de contrato, desde que sejam inseridos no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE). 

” Todos os funcionários que  estão em regime de contrato de trabalho e estejam a ser renumerados pelo SIGFE, com a aprovação desta lei, terão as entidades empregadoras o dever de efectuar o enquadramento definitivo na Função Pública”,  avançou. 

Explica ainda que as propostas da  nova  lei foram  divulgadas publicamente e discutidas, incluindo com as organizações sindicais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies