O país cabe aqui.

Fundação Muhatu, um refúgio contra a depressão, violência sexual e desesperança

Notícias de Angola – Os abusos sexuais e a depressão destroem vidas. Crescer sem amor corrói por dentro. Ser mulher numa sociedade machista pode matar. São muitas as causas de Tunisia Sebastião, uma das dez mulheres que a Diageo homenageou no Gordon’s Pink Day, a 3 de Março.

Na Fundação Muhatu, a activista abraça todas as dores, sonhos e esperanças. Com carinho, ajuda especializada e orientação profissional, ajuda a salvar vidas.

Por: Edson dos Santos

Antes do Gordon’s Pink Day, já há muito que Tunisia Sebastião era cara conhecida. A consultora das Nações Unidas para a área empresarial é presença assídua nos meios de comunicação. Mas a gala em que a Diageo homenageou a activista e outras nove mulheres angolanas extraordinárias, “revelou um lado que muita gente, inclusivamente da família, não valorizava”: o trabalho intenso à frente da Fundação Muhatu.

“Homenagens como esta fazem-nos ter a consciência de que o nosso trabalho vale a pena”, comenta Tunisia Sebastião, que agradece à Diageo, a maior empresa de bebidas alcoólicas do mundo, distribuída em Angola pela Refriango, pela “preocupação real e sincera para dar a conhecer causas sociais e sensibilizar a sociedade”. “Sozinhos não conseguimos nada, este tem que ser um trabalho colectivo”, realça.

Não é nova, esta “vontade de ajudar os outros”. Na verdade, diz, “é um sentimento que corre nas veias desde pequena e que foi despertando pouco a pouco”. A “primeira acção relevante” aconteceu quando tinha “entre 13 e 15 anos, durante o ensino médio”. “Certa vez, a minha escola visitou o Lar Kuzola, um orfanato para meninas aqui em Luanda. Foi um golpe de realidade que me rasgou o coração. Ainda hoje me lembro perfeitamente da cara de uma dessas crianças quando me pediu para a adoptar”, garante. Depois da visita, mobilizou colegas e professores, “havia que fazer alguma coisa”. “No fim-de-semana seguinte, voltámos ao lar e distribuímos merendas que nós próprios preparámos”.

O dinamismo de Tunisia Sebastião à frente de iniciativas solidárias voltaria a dar nas vistas muito tempo depois, em 2018, ano em que regressou de França, onde estudou Direito Empresarial. Com uma energia que transborda, começou a organizar “conferências femininas” que reuniam mulheres “vítimas de abusos sexuais e depressão” e outras que “procuravam orientação sobre como lidar com as suas vidas ou conselhos para empreender”. A todas dava resposta, direccionando-as para profissionais especializados, como psicólogos, ou oferecendo ela mesma, mentorias em desenvolvimento pessoal e profissional.

A “força deste movimento era imparável”, comenta. “A determinada altura, vimos que nos tínhamos que organizar”. Com “algumas amigas e mulheres que nos acompanharam desde o início”, criou a organização Impact Women. Não foi um nome ao acaso. “Acredito que todo o mundo tem algo em que impactar e que transformações acontecem quando somos impactados”.

No ano passado, a organização foi renomeada para Fundação Muhatu, que “significa Mulher”. Uma potente declaração de intenções.

Agressões sexuais: vítimas e abusadores

Ao adquirir uma nova identidade como Fundação Muhatu, o projecto de Tunisia Sebastião reflectia “vários episódios marcantes” vividos ao longo dos anos. “Começámos a receber casos de crianças vítimas de abuso sexual e isso levou-me a buscar mais causas e a ter contacto com mais crianças, com meninas órfãs e a lidar com situações muito delicadas”.

O apoio às vítimas de violação passou, então, a ser uma prioridade. “A primeira menina abusada sexualmente que chegou até nós, em 2018, trabalha hoje connosco no apoio a outras vítimas. Melhor do que ninguém, sabe como as ajudar”, assegura.

Para reforçar “a consciencialização da sociedade sobre este tema”, este ano a Fundação Muhatu lançará uma “campanha intensiva junto das famílias, igrejas e ministérios” para chegar às “meninas que sofrem agressões sexuais”. Quebrar “a espiral de silêncio” é um dos objectivos. “A maioria destes abusos são contínuos e acontecem dentro de casa ou em círculos próximos. Temos casos de pessoas que são violadas desde os cinco anos e que acabam por normalizar essas agressões, acham natural que determinado indivíduo abuse do seu corpo.” Ao trazer à tona esta realidade, a Fundação Muhatu quer “que as meninas que estiverem a ser abusadas reconheçam a sua realidade ao ver um vídeo nosso.” “É fundamental que ganhem autoconsciência de que são vítimas e saibam que há um número para onde ligar a pedir ajuda para terminar com o ciclo de agressões.”

Mas a Fundação Muhatu quer ir mais a fundo. “Vamos também chegar aos abusadores”, avança Tunisia Sebastião. Na “cultura machista que temos, muitos homens sentem-se donos do corpo das mulheres e há que mudar isso, dizer que não está correcto e alertar para as graves consequências desta mentalidade”. “Muitos abusadores nem imaginam que os seus actos são como matar uma pessoa lentamente” e que, “muitas vezes, isso acaba da pior forma”. Em 2019, “uma das meninas abusadas sexualmente que a Fundação estava a apoiar suicidou-se. É algo que até hoje não consigo superar”.

Esperança e uma tristeza sem fim

São várias as frentes abertas na Fundação Muhatu, “e todas estão interligadas”, explica a activista que, este ano, juntamente com o tema das violações sexuais, definiu a “depressão” como um dos focos de acção da organização. Tunisia Sebastião explica a urgência: “Esta é uma questão gravíssima na nossa sociedade e quase sempre menosprezada. Há pessoas a morrer de depressão e é preciso actuar.”

O problema manifesta-se de diferentes formas, dependendo da origem de quem pede ajuda à Fundação. “As mulheres de classe mais baixa não lhe chamam depressão, mas sim tristeza. Para elas é normal ‘estarem tristes’ porque a vida é difícil, todos os dias. Com estas pessoas trabalhamos essencialmente na consciencialização, motivamo-las a tratar melhor delas mesmas e a reforçar a sua auto-estima”.

Por outro lado, “a depressão como tal manifesta-se sobretudo nas pessoas de classe mais alta, que aparentemente têm tudo mas sofrem estados depressivos importantes”. “São mulheres asfixiadas, pelo factor cultural”, revela Tunisia Sebastião. “Muitas sofrem comportamentos abusivos, físicos e/ou emocionais por parte dos seus esposos, mas sentem que não têm escape, porque culturalmente têm de aguentar o casamento. Ao mesmo tempo, vivem num casulo, totalmente presas às famílias, sem qualquer oportunidade para respirar nem para serem mulheres completas. E sentem-se culpáveis por qualquer pensamento que as faça pensar nelas mesmas como indivíduos”. Ao “exigir que a mulher carregue todos os fardos aos ombros”, continua, “a sociedade não ajuda em nada” a mudar esta “realidade muito perigosa”. “O maior número de casos de suicídio de mulheres no nosso país relaciona-se com estas questões familiares e há que falar sobre isso abertamente”, alerta.

“Tragédias sociais” como esta fizeram Tunisia Sebastião “crescer”, reconhece. Com ela, “madurou também a Fundação Muhatu”. Este ano, para além das campanhas sobre depressão e abuso sexual (“vamos tentar fazer o máximo ruido por todos os meios possíveis”), a organização que já apoiou mais de 3 mil mulheres desde 2018 continuará também a proporcionar capacitação em empreendedorismo a mulheres que queiram criar ou maximizar um negócio.

Entretanto, um dos planos “do coração” para este ano completa um ciclo “importantíssimo para a Fundação”. “Queremos criar um lar nosso para meninas órfãs, que tenha o nosso ADN. Muitas destas crianças dizem que o sonho delas é ter uma mãe, um pai, ter um abraço e serem amadas. No nosso lar, queremos-lhe dar uma atenção que conjugue o lado material, os afectos e a formação como pessoas. Gostaríamos de acolher as meninas com quem já trabalhamos nos orfanatos que apoiamos materialmente, e que já estão muito habituadas a nós”, avança.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies