Festival internacional de cinema documental premeia oito filmes
Oito dos 30 filmes exibidos no Festival Internacional de Cinema Documental (Doc Luanda) serão premiados a partir das 18h30 desta quinta-feira, 7 de Abril de 2022, no dia do encerramento do evento, que decorre desde o passado dia 2 no Centro Cultural Português em Luanda (CCP).
Na sessão de Encerramento, serão entregues os prémios aos vencedores da Competição Nacional e da Competição Internacional, bem como e uma apresentação de uma da peça da próxima temporada, da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.
Durante seis dias o DOCLUANDA apresentou 30 filmes de produção nacional e internacional, distribuídos por três sessões: Competição Nacional, Competição Internacional e Sessões Não Competitivas.
Na Competição Nacional estiveram em exibição 9 produções de jovens realizadores angolanos. Na Competição Internacional foram apresentados seis (6) filmes de igual número de países, nomeadamente Angola, Portugal, República Democrática do Congo, Itália, África do Sul e Estados Unidos.
Já Nas Sessões Não – Competitivas foram exibidos documentários de Angola, Brasil, Argélia, Guiné – Bissau e Portugal.
Haverá lugar à entrega de prémios, Prémio Competição Nacional, Menção Honrosa e Prémio Competição Internacional.
No DOCLUANDA houve ainda uma Sessão de Homenagem a Gita Cerveira, sonoplasta, que escolheu o filme de Ariel Bigault, Canta Angola, para exibir durante a sessão.
O programa do festival
Na terça-feira, dia 5 de abril, realizou-se uma Mesa Redonda “Cinema em Angola” com a participação de Jorge António, Diretor artístico do DOCLUANDA; Neide Van Dúnem, Atriz e Produtora; Adriano Mixinge, Crítico de Arte; José Luís Mendonça, Escritor e Manuel Gonçalves, Diretor Provincial da Cultura. No dia seguinte realizou-se a Masterclass de Rui Dias “Contar Histórias através da Montagem” e o Concerto da Banda KOSMIK ao fim da tarde.
A acompanhar todo o festival, decorreu a Exposição “Cinema Angolano: gerações da utopia” e a Feira do Livro e do DVD.
O DOCLUANDA foi organizado pelo Camões – Centro Cultural Português, CRIACOM – Comunicação e Imagem, de Henrique Santos e dirigido pelo Cineasta Jorge António, Diretor do projeto artístico e da MUKIXE – Produções de Audiovisuais, estando já em preparação a próxima edição no próximo ano.
Comentários estão encerrados.