O país cabe aqui.

Executivo prepara pacote de leis para autarquias

O Presidente da República, João Lourenço, informou nesta quinta-feira (22), em Luanda, Executivo angolano, já trabalha na preparação do pacote de leis sobre a organização e o funcionamento das autarquias, para serem submetidas à Assembleia Nacional, noticiou a Angop.

Trata-se da Lei sobre as Atribuições e Competências das Autarquias, Lei sobre as Finanças Locais, Lei sobre a Tutela Administrativa e Lei Eleitoral das Autarquias, a serem submetidas ao Parlamento angolano para a sua aprovação.

Ao falar na abertura da reunião do Conselho da República, o Presidente João Lourenço disse existir consenso entre o Executivo e os principais actores políticos e a sociedade civil para a realização das primeiras eleições autárquicas antes das eleições gerais de 2022.

Encorajou a necessidade de um alto debate ao nível da sociedade angolana a volta desse assunto que afecta a vida dos cidadãos, com vista a se alcançar o máximo de consenso possível.

Fez saber que o Executivo está a dar alguns passos concretos em matérias da sua competência como a desconcentração administrativa como antecâmara de centralização, a aprovação do Regime Financeiro Local, a criação do Fundo do Equilíbrio Nacional e do Fundo de Equilíbrio Municipal como meios ao serviço dos municípios menos desenvolvidos.

A agenda de trabalho do primeiro encontro do órgão consultivo do Chefe de Estado angolano está a tomar conhecimento de uma Informação sobre o Orçamento Geral do Estado 2018 e a Estratégia de Implementação das Autarquias.

O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e no qual tomam parte personalidades da esfera do Estado, por inerência de funções, e outras designadas pelo Chefe de Estado, representando diferentes áreas da vida social angolana, no quadro do encontro, o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, voltou hoje ao Palácio Presidencial, local onde trabalhou e habitou por muitos anos.

A propósito, o Presidente João Lourenço frisou que a Constituição da República, ao contemplar a figura dos antigos presidentes como membros do Conselho da República, pretende passar a mensagem da necessidade da transição pacífica do poder para o fortalecimento da democracia.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies