Executivo aposta na modernização das Tics 

Notícias de Angola – O executivo vai continuar a apostar no processo de modernização do sector das Telecomunicações e Tecnologia de Informação e Comunicação Social, com vista a melhorar o desenvolvimento e económico na inclusão social.

Segundo o comunicado de imprensa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que o Notícias de Angola teve acesso, em alusão ao 17 de Maio, Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, destaca-se que o Executivo vai continuar a trabalhar na melhoria das condições de vida e no acesso à informação, na luta contra a pobreza, na prossecução dos Objectivos do Milénio.

Conforme o documento realça as acções desenvolvidas pelo Executivo que têm produzido resultados satisfatórios, fundamentalmente na melhoria contínua da prestação regular e universal dos serviços públicos básicos de telefonia, acesso à Internet e serviços associados.

No informe, o ministério lembra que, no âmbito do Programa Espacial Nacional (PEN), a 12 de Outubro de 2022 foi feito o lançamento em órbita do ANGOSAT-2, e, em Janeiro último, o país testemunhou a inauguração e a entrada em funcionamento do Centro de Controle e Missão de Satélites (MCC), uma infra-estrutura inteligente, capaz de operar vários satélites em simultâneo.

A nota  reforça ainda que a recentemente criação de um Sistema de Observação da Terra (SOT), onde várias aplicações têm sido desenvolvidas, oferecendo benefícios reais à sociedade, com destaque em sectores como da agricultura, ordenamento do território e o da exploração de recursos naturais.

“A formação e capacitação de quadros constituem pilares essenciais na materialização dos programas, projectos e acções no sector das TIC. Assim, além de outras, recentemente três angolanos mereceram destaque entre os 10 melhores engenheiros, com menos de 30 anos de idade na indústria espacial africana”, lê-se na nota.

Angola está na Liderança do Comité de Satélite partilhado da SADC e é, até à data, o ponto focal da SADC junto da União Internacional das Telecomunicações para as questões relacionadas com as posições orbitais.

Destacou também a solução tecnológica Tech-Gest, seleccionada para o Top 100 Global de projectos de inteligência artificial, focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o Tech-Gest, serviço que faz recurso a imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para o monitoramento de infra-estruturas, gestão de activos, detecção de mudanças, mapeamento do uso e ocupação dos solos.

O Governo angolano realça a existência de 10 mediatecas fixas em Benguela, Luanda, Huambo, Huíla, Lunda Sul, Zaire, Cunene, Bié e Malanje e as 6 mediatecas de proximidade “Mediatecas Móveis” em Cabinda, Luanda, Malanje, Bié, Moxico e Uíge, que tem permitido o aumento da literacia e acesso à informação da população, além de ser um espaço privilegiado de interação cultural.

A entrada em funcionamento do digital.ao, uma incubadora tecnológica que tem como foco a disponibilização de infra-estruturas de TI e o suporte ao empreendedorismo, tem permitido o fortalecimento e expansão das micro e pequenas empresas, além de facilitar a formalização e modernização de negócios.

O ministério fez saber que, para a disponibilização de informações mais fiáveis sobre o tempo e o clima, no âmbito do projecto de modernização do INAMET, das 68 estações meteorológicas que deverão entrar em funcionamento ainda em 2023, 58 das estações já estão concluídas e instaladas.

O Governo realça que o Centro de Monitorização de Gestão do Espectro Radioeléctrico, inaugurado em 2022, tem permitido uma melhor monitorização do espectro radioeléctrico, bem como melhor acompanhamento e gestão de situações de interferências no sectores da aviação civil e marítimo, bem como na utilização de frequências de radiodifusão em todo o país.

O Executivo assegura que a concretização da ligação por fibra óptica entre a província do Zaire e a província de Cabinda, atravessando a República Democrática do Congo, pelas cidades de Matadi e Boma, bem como o novo cabo de fibra óptica, com capacidade de 200 Gbps, que interliga Noqui e Zaire, constitui um grande ganho para o país e que certamente irá melhor e facilitar o acesso e a qualidade dos serviços.

O ministério felicita todos os órgãos e operadores das telecomunicações e da sociedade da informação, públicos e privados, dando uma saudação especial aos quadros do sector, pelo trabalho que desenvolvem no asseguramento dos serviços das comunicações electrónicas e no reforço da segurança electrónica.

Este engajamento tem permitido a comunicação e o acesso a informação no país, a mais de 24 milhões de assinantes de telefonia móvel, mais de 10 milhões de utilizadores dos serviços de internet e mais de 2 milhões de subscritores de televisão por assinatura. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies