Estudo aponta protecção de quase 100% para máscara PFF2

Fonte: DW

Uma pesquisa alemã levada a cabo recentemente, concluiu que a máscara do tipo PFF2 ou KN-95, tem uma eficácia de protecção contra a covid-19, de quase 100 por cento, sendo que nem mesmo uma distância de 3 metros pode evitar infecções caso as pessoas estejam sem máscara.

Realizado por pesquisadores do Instituto Max Planck para Dinâmica e Auto-organização, em Göttingen, na Alemanha, o estudo aponta que é também importante o uso correcto da máscara facial para se evitar infecções pelo vírus Sars-CoV-2.

Por outro lado, ressalta o estudo que será publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, isso pode ser evitado com o uso de máscaras que se ajustem muito bem ao rosto. Máscaras cirúrgicas ou de preferência PFF2, que diminuem drasticamente o risco de contrair a covid-19.

Para entender melhor o papel das máscaras no combate à pandemia, os pesquisadores investigaram, com um nível de detalhamento inédito, quanta proteção e sob quais condições essa peça é mais eficaz e os cientistas se surpreenderam com os resultados.

“Não teríamos pensado que a uma distância de vários metros levaria tão pouco tempo para uma dose infecciosa ser absorvida do hálito de um portador do vírus”, disse Eberhard Bodenschatz, coautor do estudo e diretor do Instituto Max Planck de Dinâmica e Auto-organização, em nota.

A três metros, a respiração da pessoa infectada se espalha pelo ar em forma de cone e as partículas maiores, ricas em vírus, caem no chão após percorrer uma curta distância.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies