O país cabe aqui.

Especialistas abordam assuntos de Cibersegurança em conferência

Por: Ivanine Silva

Vários especialistas ligados a empresas e organizações públicas e privadas, abordaram durante dois dias, em Luanda, diversos assuntos ligados a segurança cibernética e a investigação corporativa, na conferência “Cyber Secur Summit 2021”.

A conferência sobre investigação corporativa e segurança cibernética em Angola, juntou diversos especialistas nacionais e estrangeiros, que em vários painéis, abordaram aspectos ligados a estratégias, ferramentas e métodos para a prevenção, protecção e combate às más práticas cibernéticas, o que sempre configuram crimes.

Com a crescente tendência para os ataques cibernéticos no país, os temas “Engenharia de redes com foco na segurança de dados”, “A cibersegurança e as políticas públicas”, “Crimes informáticos à luz do novo código penal”, A banca e a estratégia de cibersegurança” e o “O papel da agência de protecção de dados em Angola”, só para citar alguns, tiveram abordagem profunda e apresentaram soluções viáveis para se evitar e combater ataques web.

Um dos principais exemplos dados de como os crimes cibernéticos podem afectar directamente a vida social, foi o recente ataque sofrido pelo BPC, que teve implicações directas na vida de centenas de cidadãos, que segundo Edgar Cuico, Director Nacional de combate aos crimes informáticos do SIC, isto deveu-se as fragilidades a nível da cibersegurança no país.

Por outro lado, Nádia Ribeiro, apontou como sendo essencial a criação de uma cultura de protecção e privacidade para combater estes crimes, que podem acarretar graves consequências à imagem individual ou colectiva.

De acordo com Edgar Cuico, foram contabilizados pelos serviços de segurança do país, mais de 500 crimes informáticos, em todo o país, com ênfase para os crimes contra a honra e a dignidade da pessoa humana.

A conferência de cibersegurança “CyberSecur Summit 2021”, foi aberto pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, e Comunicação Social, Manuel Homem, e contou com a participação de mais de 20 prelectores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies