Escritor angolano entrega obra ao Presidente Português  

Notícias de Angola – A obra de história intitulada “Os Bantu na visão de Mafrano”, do escritor angolano Maurício Francisco Caetano, foi entregue ao Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o comunicado que Notícias de Angola teve acesso, a oferta ocorreu durante uma visita do Presidente Português , ao Stand da Editora Perfil Criativo no primeiro dia da Festa do Livro edição 2023, em Belém (Portugal).

Na ocasião,  o editor da Perfil Criativo , João Ricardo Rodrigues, reconheceu  a oportunidade da editora estar presente na Festa do Livro em Belém e aproveitou, em nome da família de Maurício Francisco Caetano, oferecer os dois volumes da colectânea “Os Bantu na visão de Mafrano — Quase memórias”, de Maurício  Caetano (1916-1982).

João Rodrigues, disse por outro lado conforme a nota que foi também um momento para se expandir o conhecimento sobre a cultura etnolinguística dos povos Bantu descrita por Mafrano.

A colectânea é uma obra póstuma em três volumes, contempla mais de 700 páginas , reproduz pesquisas realizadas pelo autor entre  1947 e 1982.

Constam do livro descrições sobre a vida ancestral dos povos Bantu de há mais de cinco mil anos. 

Maurício Francisco Caetano, “Mafrano”, observou os hábitos e costumes autóctones de Cabinda, Uíge, Malanje, Kwanza Norte e Dembos, com estudos comparativos entre as lendas destes povos e as lendas greco-romanas que mostram, segundo ele,  caminhos para a melhor compreensão da Antropologia Cultural  Bantu, quer pelo conhecimento da sua língua, quer pelo conhecimento da sua psicologia e quer ainda pelo conhecimento das suas fábulas, História e Filosofia.

O primeiro volume da  colectânea contém 212 páginas e foi prefaciado pelo arcebispo emérito do Lubango e prémio Sakharov 2001, Dom Zacarias Kamwenho, que considerou o autor como o antropólogo maior de Angola. 

Enquanto que o segundo volume foi apresentado em Luanda, pelo Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, aos 25 de Julho de 2023, data que serviu igualmente para assinalar o 41º aniversário do passamento físico do autor.

Maurício Caetano em vida, foi oficial de impostos desde 1954, secretário e director Nacional do Ministério das Finanças, até 1982, é membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA). 

Destacou-se igualmente como professor em vários estabelecimentos de ensino.

O autor deixou como legado trabalhos dispersos em vários jornais e revistas, com ênfase para os jornais «O Apostolado», “Angola Norte”, “O Angolense”, a Revista Angola da Liga Nacional Africana e o “Boletim de Finanças”. 

O seu vasto espólio literário está agora a ser compilado nesta colectânea com mais de 700 páginas que inclui rúbricas como “Crónicas ligeiras”, “Notas a lápis”, “Episódios Vividos”, “Tertúlias”, antropologia cultural, contos e textos lidos na emissora católica “Rádio Ecclésia”, em Luanda.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies