Empresários avaliam impacto económico da Covid 19 em reunião promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Angola-Alemanha

Redacção NA

Várias entidades ligadas ao sector empresarial angolano e alemão, participaram nesta quinta-feira (18), num WEBinar promovido pela Câmara de Comércio & Indústria Angola-Alemanha, com o objectivo principal de abordar o impacto da Covid-19 na economia, bem como perceber as medidas implementadas pelos governos dos dois países para ajudar a mitigar as consequências da pandemia nos negócios.

Com dois painéis principais, o evento teve a intervenção de Rena Terfrüchte, baseada na Alemanha, especialista em Instituições Financeiras de Desenvolvimento, que partilhou a experiência adoptada pela Alemanha para proteger a economia do impacto da covid-19.

“O estado alemão criou um pacote de resgate da economia avaliado em 1.3 triliões de euros para apoiar diversos sectores, como são exemplo o sector da saúde, os desempregados ou as micro e pequenas empresas, no sentido de evitar que a economia alemã desmoronasse”, detalhou Rena Terfrüchte.

De Angola, o jornalista João Neves, considerou que a actual situação económica do país deve ser vista antes numa perspectiva pré-Covid-19, porque antes a economia nacional teve quatro recessões consecutivas e com uma taxa de desemprego a volta dos 30%.

Para João Neves, a solução nesta altura passava por renegociar a dívida de Angola, fundamentalmente, com a China, o que já veio a acontecer. “A China dará uma moratória de pagamento de três anos, o que cria um balão de oxigénio. O desafio agora passa por perceber como é que se vai aplicar este dinheiro que devia ir para a dívida”, observou o analista económico.

Por sua vez, Isabel de Sousa, Representante Oficial da missão diplomática angolana na Alemanha, adiantou que a pandemia representa um grande choque para a economia global.

“Acreditamos que este problema deve ser resolvido em conjunto, pois os governos de Angola e da Alemanha procuraram desde cedo fomentar medidas de saúde para ajudar as populações mais vulneráveis”
.

Participaram do WEBinar altos representantes da Câmara do Comércio & Indústria Angola -Alemanha, jornalistas e empresários dos dois estados.

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Alemanha é uma organização internacional não governamental que trabalha para promover e assessorar o comércio entre a República de Angola e a República da Alemanha. É a voz que defende esta relação, equitativamente, como uma força para a cooperação económica de ambas nações, a criação de trabalhos e a prosperidade no ramo comercial.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies