Embaixador Gong Tao anuncia bolsas de estudo para estudantes angolanos  

Notícias de Angola – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, discutiu, esta quinta-feira, com o embaixador da China em Angola, Gong Tao, questões relativas ao reforço da cooperação entre os dois países, com realce para a disponibilidade de aumento de bolsas de estudos para quadros angolanos nas universidades chinesas.

Segundo o comunicado que o Notícia de Angola teve acesso hoje, à  saída de uma audiência na Cidade Alta com a Vice-Presidente, o diplomata chinês garantiu o compromisso do seu país continuar a cooperar na formação de quadros angolanos na China e em empresas chinesas que operam em Angola, no sentido de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país.

O diplomata chinês, afirmou que Pequim procura fortalecer o intercâmbio para apoiar as políticas do Presidente João Lourenço que visam a diversificação económica e o aumento a produção nacional, desenvolvendo os sectores da indústria, agricultura, pescas, exploração de minerais e turismo, áreas fundamentais à criação de riqueza e de mais postos de trabalho.

Gong Tao prometeu novos investimentos nos diversos domínios, com vantagens recíprocas que  contemplem a transferência de conhecimento e tecnologias para a modernização dos serviços.

O diplomata apontou entre os novos investimentos chineses no país os parques tecnológicos da Huawei, em Talatona, e industrial na Barra do Dande (Bengo) que já exporta alguma produção para países vizinhos, tendo informado que depois da pandemia da Covid-2019, empresários chineses retomaram visitas a Angola para explorar a possibilidade de montagem de novas fábricas, visando a transformação de matérias-primas.

No seu entender, a Feira de Comércio e Investimentos China/África, prevista para Julho, será oportuna para a divulgação de uma imagem com a qual se pretende demonstrar que Angola superou a crise e se tornou segura para o investimento chinês.

Cooperação Angola – China

Desde 2007, Angola tornou-se o segundo maior parceiro comercial da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.

Dez anos mais tarde, o valor das trocas comerciais com a China ascendeu os 61 por cento, ou seja, para 5,55 mil milhões de dólares. A China é, actualmente, o maior credor de Angola, com base em várias linhas de crédito abertas pelo Governo chinês, através de bancos estatais.

A dívida, paga essencialmente com o valor da venda de petróleo, rondava, até 2019, os 23 mil milhões de dólares. Em 2018, a China aprovou uma nova linha de financiamento de 2 mil milhões de dólares norte-americanos.

Esta parceria assenta-se na igualdade e benefícios mutuamente vantajosos, e pode, também, para além de contribuir para o desenvolvimento dos dois países, ajudar no estabelecimento de uma nova ordem política e económica internacional e promover a democratização das relações internacionais.

Em Angola, a China opera nos mais variados domínios da vida económica e social do país, com forte presença nas áreas de Formação de Quadros, caso da construção e apetrechamento do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e da Academia Diplomática Venâncio de Moura e bolsas de estudos para os jovens angolanos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies