Dívida pública será uma das grandes consumidoras do PIB em 2018

Angola dedica 52,38 por cento das receitas do Produto Interno Bruto (PIB), do presente ano para o pagamento da dívida pública, e o restante para activar seis programas prioritários projectados para acelerar o processo de desenvolvimento do país e garantir um futuro próspero para todos os angolanos.

Os programas reflectidos no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018 são: “Programa de Estabilização Macroeconómica”, “Programa para a Reforma do Estado e Reforço da Capacidade Institucional”, “Programa de Promoção das Exportações e Substituição de Importações”, “Programa de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza”, “Programa de Melhoria da Qualidade dos Serviços”, nos domínios da educação de base e secundária, do ensino superior e saúde, e “Programa de Construção e Reabilitação de Infra-estruturas”.

Os seis programas devem contribuir decisivamente para a realização de grandes objectivos nacionais, como consolidação da paz, democracia e preservação da unidade e coesão nacional, reforço da cidadania e construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, concretização da reforma e modernização do Estado, desenvolvimento sustentável com inclusão económica e social e redução das desigualdades, assim como o desenvolvimento humano  que implica o bem-estar dos angolanos.

De parte a despesa com a dívida pública, o OGE para este ano prevê despesas de aproximadamente 9,68 biliões de kwanzas (48.300 milhões de euros), sendo 3,16 biliões para o pagamento da dívida pública interna e 1,9 biliões para amortizar a dívida externa. No outro quadro de despesas, o OGE para 2018 destinou 9,68 por cento para a rubrica “Serviços Públicos Gerais”, 5,63 por cento para a “Defesa”, 4,44 por cento para “Segurança e Ordem Pública”, 5,41 por cento para a “Educação”, 0,71 por cento para “Ensino Superior”, 3,63 por cento para “Saúde”, 7,03 por cento para “Protecção Social”, 3,69 por cento para “Habitação e Serviços Comunitários” e 0,34 por cento para “Recreação, Cultura e Religião”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies