O país cabe aqui.

Dia Nacional da Cultura e o desconhecimento da data por parte dos cidadãos

Por: Victória Pinto

Celebra-se hoje, 8 de Janeiro, o Dia Nancional da Cultura, instituído em 1986, devido ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto, em 1979.

Peças de arte angolanas

A data foi instituída devido ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA). O dia Nacional da Cultura foi aprovado pelo decreto nº21 e publicado no Diário da República nº 87, I série em Novembro do mesmo ano.

Foi através do discurso de António Agostinho Neto, fezendo uma abordagem sobre a Cultura Nacional, que a data passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a problemática da Cultura angolana.

Em reconhecimento ao seu pensamento, relativamente aos problemas que se prendem com a Cultura Nacional, e à importância que a cultura tem como um dos elementos constituintes do substrato da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do desenvolvimento, foi instituída a data.

A nossa equipa saiu as ruas da cidade capital, com o objectivo de perceber os pontos de vista do público, em relação ao desconhecimento da data.

A maioria dos entrevistados desconhece a data e acusa o Ministério da Cultura pela fraca divulgação das acções em torno do dia da nossa identidade cultural que muitas vezes tem passado despercebido, sobretudo as restrições das actividades em pequenos recintos.

A jovem estudante de Psicologia da Universidade de Belas, Luísa Patrícia, referiu não ter conhecimento sobre a data, não por falta de interesse, mas aponta, a pouca divulgação nos órgãos de comunicação como um dos factores.

“A cultura angolana está podre, porque estamos a ser aculturados, estamos a perder os nossos valores, e o desconhecimento da data deve-se a não divulgação da mesma e das actividades realizadas”, declarou.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies