Criadores de projectos tecnológicos debatem sobre estado da economia digital no país

0
Foto: Ivanine Silva

Por: Ivanine Silva

Criadores, impulsionadores, líderes de projectos tecnológicos e representantes de importantes organizações, debateram nesta terça-feira (19), sobre o estado e paços a serem dados para o crescimento da economia digital no país, num workshop organizado pela Angola Cables.

A discução seguiu-se a apresentação do programa inovador da Angola Cables, destinado aos pequenos provedores do serviço de internet (ISP’s) do país, denominado Acelera Net, tendo sido dividida em dois painéis.

No primeiro painel, constituído por Cláudio Silva, Lisa Videira, João Baptista, Lurinela Mendes e Kendaz, foi discutido o contexto da economia digital em Angola e o estado actual da mesma, que segundo os participantes, encontra-se numa fase embrionária, já que ainda existem muitas interrogações, poucos programas para o crescimento desta e, os altos custos de internet e a graça literacia tecnológica.

A desfavor do crescimento do “e-Commerce”, estão vários factores apontados pelos participantes, tais como a falta de conectividade em vários pontos, centralização da internet e o alto custo da internet no país.

Por outro lado, Cláudio Silva, apontou ser necessário reduzir os custos de internet, para deste modo os “dados não serem um negócio, mas sim os conteúdos gerados e disponibilizados na web”. Outra solução, esta apresentada por João Baptista, foi a distribuição igualitária destes serviços, tanto nos grandes centros, como nos locais mais recônditos.

Noutro painel, composto por representantes de organizações ligadas às TIC’s e a banca, foi debatida a necessidade da existência de regulação para o funcionamento das ISP’s e mais programas para a expansão da economia digital.

Dentre os assuntos abordados, a necessidade da existência de uma regulamentação para a partilha de infraestruturas, a criação de programas de incentivo a digitalização do comércio e o associativismo no sector, foram pano de fundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.