O país cabe aqui.

Contas Geral do Estado com mais de cem recomendações para melhoria

Por: Agência Angola Press

O parecer do Tribunal de Contas (TC) à Conta Geral do Estado (CGE) do exercício fiscal de 2019, entregue esta terça-feira ao Parlamento, tem mais de cem recomendações para a melhoria da acção governativa.

Após proceder a entrega do Relatório Parecer da CGE ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a veneranda juíza conselheira presidente do TC, Exalgina Gambôa, disse à imprensa que as recomendações decorrem das várias constatações verificadas.

Informou que as constatações são de carácter técnico e legal, para a melhoria do exercício do controlo externo que é feito pela Assembleia Nacional.

Exalgina Gambôa lembrou que o parecer do Tribunal de Contas é sempre técnico e não político, “portanto, reservamo-nos a emitir esse parecer técnico, que é entregue ao Parlamento, que faz a apreciação política”, adiantou.

Por seu lado, a presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, Ruth Mendes, informou que o prazo legal para aprovação da Conta Geral do Estado é até 30 de Junho.

“Estamos a receber o parecer só hoje, portanto vamos ter, pelo menos, cerca de um mês para apreciarmos a Conta, em presença do parecer do TC e seu agendamento deverá acontecer no mês de Julho”, sublinhou.

Segundo a deputada, ao apreciarem a CGE têm que ter sempre em conta a transferência dos actos do Executivo na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A CGE é o conjunto de demonstrações financeiras, documentos de natureza contabilística, orçamental e financeira e relatórios de desempenho da gestão, correspondentes aos actos de gestão orçamental, financeira, patrimonial e operacional e a guarda de bens e valores públicos.

O documento compreende as contas de todos os órgãos da Administração Central e Local do Estado e dos Serviços, Institutos Públicos e Fundos Autónomos, bem como da Segurança Social e dos Órgãos de Soberania.

O Tribunal de Contas envia à AN o parecer sobre a Conta Geral do Estado juntamente com o relatório anual, que deve conter uma síntese das deliberações jurisdicionais referente ao exercício financeiro em causa e propõe medidas a adoptar para melhorar a gestão financeira dos recursos públicos.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) revisto do exercício económico de 2019 contemplou receitas e despesas estimadas em 10,3 mil milhões de kwanzas.

A Proposta de OGE desse ano foi revista com uma referência do preço do petróleo em 55 dólares o barril e substituiu a anterior, avaliada em 11,2 mil milhões de kwanzas, elaborada com base no preço do barril em 68 dólares.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies