Os Chefes da diplomacia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), começaram a chegar à Luanda, hoje, segunda-feira (23), onde irão se reunir, para preparar a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da região.
O primeiro a desembarcar, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, foi o ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Joseph Malanji, que foi recebido pelo secretário de Estado da Cooperação, Domingos Vieira Lopes, e pela embaixadora de Angola naquele país, Balbina da Silva.
Fonte do Ministério das Relações Exteriores disse à Angop que a cúpula da SADC pretende com este encontro harmonizar as posições dos diferentes contendores do conflito na RDC, fundamentalmente nas questões ligadas a calendarização para as eleições.
Ainda neste domingo são aguardados, em Luanda, os ministros dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Tanzânia, Lesotho e da RDC, além da situação política na República Democrática do Congo, a Cimeira vai analisar também a crise do Lesotho, bem como consolidar o processo democrático na região austral do continente.
Na segunda-feira de manhã, os peritos vão preparar os dossiers para o Conselho de Ministros, que acontece na tarde do mesmo dia. Os mesmos temas serão abordados pelos Chefes de Estado, terça-feira.
Para o encontro de terça-feira estão confirmadas as presenças dos estadistas da Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Swazilândia, da RDC e do Lesotho, sendo que os presidentes da RDC e do Reino do Lesotho participarão na qualidade de convidados.
Comentários estão encerrados.