O país cabe aqui.

Archer Mangueira anuncia emissão do ‘Eurobonds’ para Maio

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, anunciou que a emissão de dívida em moeda estrangeira (Eurobonds’), vai ser feita em Maio e espera taxas de juro de 7 por cento, começando amanhã, em Nova Iorque, uma apresentação aos investidores (Roadshow), informou o Jornal de Angola.

“Vamos fazer um ‘Roadshow’ [apresentação aos investidores] em várias praças financeiras, a começar por Nova Iorque, na segunda-feira”, disse Archer Mangueira à agência Lusa, à margem dos Encontros da Primavera, que terminam hoje em   Washington, Estados Unidos.
“O mínimo é dois mil milhões de dólares, mas pode ser mais”, disse o ministro, salientando que a expectativa é que as taxas de juro exigidas pelos investidores fiquem em linha com as praticadas actualmente na emissão de dívida que Angola lançou em 2015.

“A expectativa que temos é que [a taxa de juro] ficará abaixo da dos títulos emitidos em 2015, que já estão a ser comercializados a menos de 7 por cento; foram lançados a 9,5 por cento e estão a ser comercializados a 7 por cento, portanto a nossa expectativa é que fiquem a esse nível”, disse o ministro das Finanças citado pela Lusa.

De acordo com o Plano Anual de Endividamento, Angola prevê captar 6,721 biliões de kwanzas (23.800 milhões de euros) de dívida pública, em 2018, totalizando 54.500 milhões de euros de endividamento, o mesmo documento, elaborado pelo Ministério das Finanças em meados de Fevereiro, relata que estas necessidades repartidas por 4,762 biliões de kwanzas (18.100 milhões de euros) a captar em dívida emitida internamente e 1,959 biliões de kwanzas (7.400 milhões de euros) em desembolsos externos, visam “colmatar as necessidades de financiamento” do Orçamento de 2018.

O ministro das Finanças espera que as medidas aprovadas e o apoio técnico do FMI criem condições para captação de recursos financeiros em condições mais favoráveis do que as oferecidas pelo Fundo.

Citado pela Lusa em     Washington, à margem dos Encontros da Primavera, Archer Mangueira, quando questionado sobre a razão de não recorrer ao financiamento do FMI e optar pelos mercados financeiros, explicou que isso se deve à convicção de que os mercados internacionais de capitais podem oferecer condições mais vantajosas depois das reformas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies