O país cabe aqui.

BNA reduz taxa de juro e fixa em 18%

Notícias de Angola – O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu esta sexta-feira em reduzir a taxa básica de juro 19,5% para 18% , depois de analisada os indicadores macroeconómicos dos últimos tempos.

Além da redução da taxa básica de juro, o BNA também mexeu na taxa de juro da facilidade permanente de decência de liquidez de 21% para 18% e a taxa de juro de facilidade permanente de absorção de liquidez de 15% para 14%.

Segundo a Agência Angola Press (ANGOP) esta decisão, de acordo com o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, fundamenta-se na redução da inflação observada ao longo do ano de 2022 e uma certa redução das pressões inflacionistas.

Para o processo de decisão tomada, o CPM analisou também contexto económico monetário nacional e internacional.

Alívio no crédito

Com a decisão tomada de redução de todas as taxas directoras do BNA, vão permitir, num primeiro momento, que os cidadãos e empresas que tenham créditos na banca em moeda nacional referenciados ao Luibor, taxa do mercado interbancário possam assistir um alívio.

Essas taxas, além das transações que ocorrem no dia-a-dia, são influenciadas por acção do BNA, com base nas suas referências, como é taxa de juro de facilidade permanente de decência de liquidez, que é a taxa que os bancos comerciais recorrem ao Banco Central, quando tem uma necessidade de liquidez.

“Se esta taxa é mais baixa, significa que os bancos terão a condição de, para suas necessidades de liquidiz recorerem à custos mais baixos e estes custos mais baixos poderão ser repassados aos seus clientes”, esclaredeu José de Lima Massano.

De acordo com, José de Lima Massano,a redução é o que se vai assistir num primeiro momento, admitindo que ” não temos expectativas de um forte crescimento do crédito num curto prazo, por este motivo, mas o crédito há-de continuar a crescer naturalmente a um ritmo, que nesta altura, para efeito de objectivo de redução da inflação, não se encontra assim tão deslocado”.

Neste momento, uma das maiores preocupações do Banco Central é a eficácia dos instrumentos de transmissão de Política Monetária, segundo o responsável.

Ao se ter condições mais favoráveis, o BNA garante que as famílias e empresas com crédito em moeda nacional verão as taxas mais reduzidas.

Com taxas de juros mais baixas prevê-se assistir, de igual modo, mais projectos a entrarem para um quadro de viabilidade, visto que os custos financeiros terão a tendência de ser mais baixos.

Com o incremento do crédito a acontecer, o BNA augura um impacto positivo do ritmo da economia e outros pressupostos existentes, afastando perigos que possam afetar o curso de desinflação que a economia vem registando.

A redução das taxas de juro vai afectar aos eventuais novos pedidos de crédito que forem feitos, cujos efeitos poderão ser sentidos nos próximos 90 dias.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies