BJLA saúda dia do herói Nacional

0
Foto: NA

Por: Ivanine Silva

Os escritores Lopito Feijó e Conceição Cristóvão ressaltaram na última quarta-feira (1), na Mediateca 28 de Agosto, em Luanda, a figura de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola e poeta maior, como sendo uma “figura incontornável”.

Os mesmos, que dissertavam sobre “ A vida e obra do poeta Agostinho Neto”, em alusão às Jornadas do Herói Nacional, destacaram as qualidades daquele que deixou um legado importante para os jovens.

Notícias de Angola

O escritor Lopito Feijó disse que se constitui num motivo de honra falar para os jovens sobre o poeta maior, pois muitos não o conheceram.

“Se quisermos ser verdadeiros connosco mesmo, acontece que, durante uma parte da nossa história, o nome de Agostinho Neto, enquanto político e poeta não foi referenciado como devia ser”, realçou.

Por sua vez, Conceição Cristóvão aponta que os pensamentos de Neto devem ser estudados para aplicá-los na realidade actual em prol do exercício da cidadania.

“ Muitas das afirmações que ele dizia continuam vivas. O seu pensamento e o seu legado, nós assumirmos de corpo e alma, pelo que, adaptando a nossa realidade, estaremos a exercer a nossa cidadania”, asseverou.

O evento, promovido pela Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), enquadra-se nas festividades do 17 de Setembro, data consagrada ao Primeiro Presidente de Angola e poeta maior, Agostinho Neto.

Ao longo das Jornadas do Herói Nacional, com término previsto para o final do mês, a BJLA realiza vários eventos, com destaque para o programa cultural “Literautura no Feminino: “Neto na voz da mulher”, “Festival de poesia e trova -Manguxi”, “I Encontro Nacional do Brigadismo Literário”, lançamento do projecto bibliotecas comunitárias “Geração que Lê”, conferência sobre “Vida e Obra de Agostinho Neto – Um Legado para a Juventude”, excursão literária “Vamos Descobrir Angola”, bem como lançamentos e exposição de Livros”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.