O país cabe aqui.

BJLA saúda dia do herói Nacional

Por: Ivanine Silva

Os escritores Lopito Feijó e Conceição Cristóvão ressaltaram na última quarta-feira (1), na Mediateca 28 de Agosto, em Luanda, a figura de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola e poeta maior, como sendo uma “figura incontornável”.

Os mesmos, que dissertavam sobre “ A vida e obra do poeta Agostinho Neto”, em alusão às Jornadas do Herói Nacional, destacaram as qualidades daquele que deixou um legado importante para os jovens.

O escritor Lopito Feijó disse que se constitui num motivo de honra falar para os jovens sobre o poeta maior, pois muitos não o conheceram.

“Se quisermos ser verdadeiros connosco mesmo, acontece que, durante uma parte da nossa história, o nome de Agostinho Neto, enquanto político e poeta não foi referenciado como devia ser”, realçou.

Por sua vez, Conceição Cristóvão aponta que os pensamentos de Neto devem ser estudados para aplicá-los na realidade actual em prol do exercício da cidadania.

“ Muitas das afirmações que ele dizia continuam vivas. O seu pensamento e o seu legado, nós assumirmos de corpo e alma, pelo que, adaptando a nossa realidade, estaremos a exercer a nossa cidadania”, asseverou.

O evento, promovido pela Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), enquadra-se nas festividades do 17 de Setembro, data consagrada ao Primeiro Presidente de Angola e poeta maior, Agostinho Neto.

Ao longo das Jornadas do Herói Nacional, com término previsto para o final do mês, a BJLA realiza vários eventos, com destaque para o programa cultural “Literautura no Feminino: “Neto na voz da mulher”, “Festival de poesia e trova -Manguxi”, “I Encontro Nacional do Brigadismo Literário”, lançamento do projecto bibliotecas comunitárias “Geração que Lê”, conferência sobre “Vida e Obra de Agostinho Neto – Um Legado para a Juventude”, excursão literária “Vamos Descobrir Angola”, bem como lançamentos e exposição de Livros”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies