BDA e Norsad Capital firmam acordo para financiar empresas angolanas 

Notícias de Angola – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e a Norsad Capital, assinaram na última semana em Luanda, um memorando de entendimento com vista na facilitação créditos a empresas em fase de crescimento, soube o NA.

Trata-se de um prestador de crédito privado que fornece financiamento a empresas de crescimento médio que contribuem para a construção de uma África melhor.

O acordo prevê financiamentos nos domínios da cadeia de valor alimentar, infra-estrutura social e ao sector financeiro e energias renováveis.
Segundo o Presidente do Conselho Executivo, da Norsad Capital, Kenny Nwosu, o acordo prevê a partilha de possíveis transações que contribuam para a maximização dos fluxos de negócios. 

Conforme o mesmo, Cada uma das instituições tem a sua própria experiência e modelos de financiamento”, disse.

“Ambas instituições financeiras se concentram em fornecer o capital necessário para as empresas, que pode ser usado para promover o crescimento económico e melhorar a vida da população de Angola e do continente africano, no geral”, revelou.

Por seu turno, o Administrador Executivo do BDA, Arsénio Satyohamba, realçou que o acordo vai contribuir para que mais empresas angolanas sejam financiadas, sendo mais um passo para o cumprimento do compromisso inabalável de promover o crescimento e transformar o cenário económico de Angola.

Para tal, não foi definido um valor mínimo nem o máximo, há um universo de possibilidades mas a Norsad em si só o escopo de financiamento é 5 milhões de dólares a 10 milhões dólares, isso não significa que só às empresas credenciadas é que serão financiadas”, expressou.

Arsénio Satyohamba, explicou por outro lado, que o Banco de Desenvolvimento de Angola pode obter financiamento para criar dentro do Banco linhas e projectos de microfinanças que podem até financiar os  vendedores de pequenas empresas , micro negócios e até mesmo as startups , numum universo de capacidade de 5 a 10 milhões de dólares, consoante as necessidades do BDA vai se desenvolver uma relação de capitalização e de apoio.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA),  efectuou em 2022, desembolsos de crédito no valor total de 113,6 mil milhões de Kwanzas, o dobro dos projectos desembolsados no ano de 2021. 

Do valor total financiado, destacam-se os programas de financiamento do Banco com 59.909 milhões de Kwanzas, correspondente a 53%, seguido pelo PAC Reestruturado com 47.422 milhões de Kwanzas, que corresponde a 42% do desembolso total.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies