Artista angolano e zimbabweano retratam extrativismo em exposição

Notícias de Angola – A exposição intitulada “Memórias de um Rio Envenenado” do artista angolano Kiluanji Kia Henda e do zimbabweano Felix Shumba está montada desde quinta-feira (23), no Museu Nacional de História Natural e no Hotel Globo, em Luanda, num conjunto de 15 obras, entre fotografias e quadros de pintura.

Com o encerramento previsto para 19 de Janeiro de 2024, o trabalho contesta o extrativismo e seus impactos ambientais significativos, como a redução da biodiversidade, desmatamento e poluição dos solos e de mananciais, bem como sugere uma nova abordagem em torno do tema.

Por: Amilton Victor

Em exclusivo ao Notícias de Angola, o artista anfitrião explicou que a ideia da exposição é questionar os efeitos do extrativismo e levar as pessoas a reflectir sobre os benéficos dos rios nos dias actuais.

“Quando ofendemos a natureza, ofendemos a nós próprios. O rio é um lugar de história, riqueza e vida e o extrativismo os contamina, por isso, temos de ter uma ideia muito profunda sobre isso. O que nós queremos com os nossos rios? O que nós pretendemos sobre essa água que bebemos?”, rematou o artista.

Já o zimbabweano Felix Shumba, nesta que é a sua primeira exposição num país Lusófono, enfatiza a decomposição do subsolo e a morte, como consequências que podem advir da prática excessiva do extrativismo.

Em relação ao trabalho coletivo, o artista revela ter sido uma parceria frutífera e de troca de bastante conhecimento, embora destaca uma ligeira diferença entre as técnicas usadas, sublinhando o facto de no seu país ser mais frequente a pintura a carvão, enquanto que em Angola a fotografia e o vídeo se destacam.

Aberta em dois espaços, a exposição é um conjunto que retrata duas realidades, um mais ligado à paisagem e outro à fauna e para a sua execução, os dois artistas visuais usaram vários materiais, tais como desenhos em carvão, murais e instalação com recurso à técnicas mistas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies