Arábia Saudita reabre cinemas 35 anos depois de proibição

A Arábia Saudita, anunciou essa semana, que planeia dar permissão para que os cinemas do reino conservador voltem a funcionar após 35 anos de proibição.

Residentes da penísula arábica, que classificaram a novidade como “uma notícia espetacular”, terão a chance de assistir um filme e comer pipoca em uma sala pública logo no começo de 2018, segundo previsões locais.

O governo saudita prevê que a reabertura resulte em um lucro de 90 bilhões de riais sauditas (cerca de 79 bilhões de reais), além de criar aproximadamente 30 mil empregos até 2030. O plano também possui como objetivo a construção de 300 cinemas e 200 salas até o mesmo ano. O rei Mohammed bin Salman quer que a decisão crie uma nova visão comercial no país. O primeiro cinema deve ser inaugurado em março de 2018.

Cinemas foram proibidos na Arábia Saudita na década de 1980, quando o país enfrentou uma forte onda de conservadorismo, e segundo a Associated Press, ainda não é claro se a Arábia Saudita receberá os filmes de Hollywood e Bollywood, as duas maiores indústrias de cinema do mundo.

O rei Mohammed foi o mesmo que autorizou mulheres a obterem licença para dirigir no país. A Arábia Saudita era a única nação do mundo onde tal proibição ainda existia.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies