Angola e EUA prometem cooperar com vantagens recíprocas – Noticias de Angola

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) reafirmaram nesta segunda-feira, em Luanda, o compromisso de reforçarem as relações de cooperação, tendo em vista a obtenção de vantagens recíprocas.

Segundo à Angop, Essa posição conjunta foi manifestada pelas duas partes durante a abertura da reunião de avaliação do “Diálogo de parceria estratégica”, realizado ontem no Ministério angolano das Relações Exteriores.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado adjunto norte-americano, John Sullivan, manifestou o desejo de trabalhar para a prosperidade dos dois países.

O chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, considerou, no encontro, fundamental a aposta no desenvolvimento de parcerias empresariais no interesse comum.

O governante angolano declarou que o país privilegia um modelo de cooperação assente na promoção, no alargamento e incremento do diálogo político ao mais alto nível, incluindo questões sobre política internacional.

Reafirmou a vontade da criação de condições objectivas para aproximação dos sectores de negócios bem como para o desenvolvimento de parcerias privadas ou público-privadas.

Manuel Augusto considerou os EUA um parceiro estratégico com o qual coopera sobretudo nas áreas dos petróleos, energia, direitos humanos, comércio, investimentos, saúde, segurança e finanças.

Participaram no “diálogo de parceria estratégica” os ministros angolanos da Defesa Nacional, Energia e Água, Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Comércio.

John Sullivan está em Angola desde sábado para uma visita de trabalho de dois dias, no quadro do reforço das relações de cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América.

As trocas comerciais entre os dois países atingiram USD 3,4 biliões no final de 2017, sendo que Angola exportou produtos avaliados em USD 2,6 biliões e os Estados Unidos da América cerca de 800 milhões de dólares.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies