Angola e África do Sul abordam organização continental  

Notícias de Angola – O Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, abordou segunda-feira, com o seu homólogo da África do Sul, Edward Xolisa Makaya, no âmbito da organização continental.

Segundo o comunicado que o Noticias de Angola teve acesso hoje, o encontro serviu para o alinhamento de posições em relação aos principais propósitos da UA, como a promoção da unidade, solidariedade e coesão, assim como da cooperação entre os países e povos de África.

Para tal, ambos os diplomatas reflectiram sobre o processo de reformas em curso na UA e a necessidade de aceleração da Agenda 2063, denominada “ A África que nós queremos”, um plano para o desenvolvimento sócio-económico e transformação do continente africano num período de 50 anos (2013-2063), que compreende 7 aspirações, 20 objectivos, 28 áreas prioritárias, 57 metas e 72 indicadores.

Face a conclusão no ano em curso do Primeiro Plano Decenal de Implementação (FTYP) da Agenda 2063, os dois interlocutores alvitraram acções para o Segundo Plano Decenal de Implementação (STYP), apelidado de “o Projecto Especial”.

No quadro da integração económica do continete, os embaixadores Miguel Bembe e Edward Makaya defenderam o aceleramento da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Regozijaram-se pela recente integração da UA como membro de pleno direito do G20, assumindo-se como uma grande força para garantir a equidade e a justiça internacional.

Os homólogos esboçaram ideias em relação ao mandato de Angola no Conselho de Paz e Segurança da UA para o biénio 2024-2026 e da presidência da organização continental em 2025.

Analisaram  ainda de forma profunda o funcionamento da Comissão da União Africana (CUA) e abordaram os princípios que devem nortear as candidaturas para a eleição do seu próximo Presidente.

Enfatizaram que a CUA precisa de uma liderança forte, capaz de garantir a unidade da organizaçãção continental e corresponder aos seus grandes projectos e desafios, com base nos princípios que presidiram a sua fundação.

Nos últimos dias, o Embaixador Miguel Bembe manteve encontros da mesma natureza com os seus homólogos da Argélia, Lamina Laabas, de Moçambique, Ana Nemba Uaiene e do Egipto, Mohamed Omar Gad, que elogiaram o papel que Angola tem desempenhado nas questões de paz e segurança no continente africano, sob liderança do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, Campeão da UA para a Paz e Reconciliação em África.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies