Angola conta com uma taxa de crescimento populacional de 3%

Notícias de Angola – Angola conta com uma taxa de crescimento populacional de 3% com maior ênfase para o sexo feminino informou a representante do fundo das Nações Unidas para à população “UNFPA”, Mady Biaye.

A responsável frisou que para trazer benefícios através do capital humano e do crescimento econômico ao país é necessário que se capacite as mulheres nas áreas da educação e do planeamento familiar .

Por: Amilton Victor

Mady Biaye destacou os avanços significativos que Angola tem dado no quadro do empoderamento das mulheres e da igualdade de género, mas que ainda há muito por se fazer.

A representante do Fundo das Nações Unidas para a População, fez saber que a adopção de políticas laborais adequadas como o acesso à saúde sexual e reprodutiva.

No encontro foram apontadas vias para acelerar o avanço da igualdade de género no país.

Dados apresentados 

De acordo com o relatório apresentado durante o evento, denominado “8 Bilhões de vidas-Infinitas Possibilidades”, a taxa de prevalência de contraceptivos modernos no país é uma das mais baixas da região, com 12,5% e 38% das mulheres casadas têm uma necessidade não satisfeita de planeamento familiar.

Conforme Mady Biaye, o UNFP prevê cobrir a necessidade não satisfeita de planeamento até 2030 e reduzi-la para 19%, o que evitaria por ano cerca de Mil e trezentas mortes maternas, Noventa e nove mil abortos inseguros e Quinhentas e dezassete mil gravidezes indesejadas. 

Sob lema “O que as Mulheres e meninas querem é importante”, o Dia Mundial da População 2023 permitiu abordar temas como a desigualdade de género, a taxa de natalidade e mortalidade, o crescimento populacional de Angola, a prevalência do VIH, os dados sobre violência sexual e doméstica, entres outros.

O Dia Mundial da População foi proclamado na Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de dezembro de 1990, com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países.

O acto contou com as intervenções dos Ministros da Economia e Planeamento, Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies