Angola aposta na afirmação da vida social da mulher rural

Por: NA/ANGOP

O Governo angolano está engajado na melhoria da qualidade de vida da mulher rural para a sua integração, empoderamento e afirmação na vida social, política e económica, considerou em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento Milton Reis.

Milton Reis, falava durante o lançamento do relatório sobre a “Situação da população mundial 2021”, sublinhou que no quadro do PDN 2018-2022, os programas do Executivo focam-se essencialmente na redução das desigualdades, na promoção de igualdade e equidade de género.

De igual modo, referiu o responsável, estão centradas na melhoria da qualidade de vida das mulheres, particularmente na área rural, para que estas a alcançarem autonomia financeira e uma estrutura económica sustentável.

Citou a título de exemplo os programas de Valorização da Família e Aumento das Competências Familiares; de Apoio às Questões de Género e Promoção da Mulher; de Apoio às Vítimas da Violência; de Promoção da Mulher Rural; e de Estruturação Económica e Produtiva das Comunidades Rurais.

Destacou o facto de este ano, pela primeira vez, o relatório das Nações Unidas estar focado na autonomia das mulheres.

“A falta de autonomia tem implicações e danos profundos nas mulheres e meninas que podem minar as suas competências e influenciar negativamente os merecidos apoios a nível dos sistemas judiciais e de saúde”, salientou.

Milton Reis disse esperar que o relatório seja indicativo para uma abordagem intersectorial, aprimorada e focada no desenvolvimento de competências das mulheres para a vida, para a saúde sexual e reprodutiva e a precaução à violência contra o género.

Augura igualmente que o relatório permita o acesso aos serviços de educação e para a promoção de oportunidades de emprego, na certeza de que, todos juntos, se pode ajudar as nossas senhoras e meninas a em questões de saúde, educação, renda e segurança.

No país, continuou, apesar da violência doméstica já ser tipificada como crime, das suas várias tipologias, a falta de pagamento de pensão alimentar é o com maior incidência, aumentando nos últimos anos para mais de 80% dos casos registados, seguido da violência física, cujos números somam mais de 50% dos casos de violência registados.

Explicou que a violência sexual, o casamento e a gravidez precoces são outros problemas que afectam negativamente a vida das mulheres em Angola, influenciando o seu desenvolvimento cognitivo e social.

Isso, segundo o secretário de Estado reflecte-se nos índices de desistência escolar e no aumento da pobreza no seio das famílias.

Já o representante Residente do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em Angola, Mady Biaye, explicou que este ano o relatório mostra que quase metade das mulheres em 57 países em desenvolvimento “não tem o direito de decidir se querem ou não fazer sexo com seus parceiros, usar métodos anticoncepcionais ou procurar atendimento médico”.

Frisou que por meio deste “relatório inovador”, o UNFPA está medindo o poder das mulheres de tomar suas próprias decisões sobre seus corpos, e analisa até que ponto as leis dos países apoiam ou interferem no direito da mulher de tomar essas decisões, sendo que os dados mostram uma forte ligação entre o poder de decisão e os níveis mais elevados de educação.

Mady Biaye diz que, em virtude das informações obtidas nos países estudados, concluiu-se que apenas 71% dos países garantem o acesso aos cuidados gerais para a maternidade segura, 75% dos países garantem, legalmente, acesso igualitário e completo à contracepção.

Segundo o responsável, que cita o relatório, cerca de 80% dos países sondados têm leis que apoiam a saúde sexual e o bem-estar, enquanto 56% dos países têm leis e políticas que apoiam a educação sexual abrangente.

De acordo com o mesmo, vinte (20) países ou territórios têm leis do tipo “case com seu estuprador”, onde um homem pode escapar de um processo criminal se optar por se casar com a mulher ou garota que violou.

O relatório indica que quarenta e três (43) países não possuem legislação abordando a questão do estupro conjugal (estupro pelo cônjuge) e mais de 30 países restringem o direito das mulheres a se locomover fora de casa.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies