Yokohama: Angola e Comores preparam Comissão Mista

Angola e as Comores vão criar, antes de Dezembro deste ano, uma Comissão Mista, com vista a facilitar o intercâmbio entre os dois países, anunciou hoje quinta-feira, em Yokohama, Japão, o Presidente comorense, Azali Assoumani.

O Chefe de Estado Comorense, que falava à imprensa no final de um encontro com o Presidente João Lourenço, à margem dos trabalhos da sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD7), disse que o seu país pretende beber da experiência de Angola, sobretudo, na agricultura e nas pescas.

Azali Assoumani enfatizou que as Comores têm potencialidades nos sectores da agricultura e das pescas, o que justifica o reforço da cooperação.

O Chefe de Estado comorense agradeceu o apoio incondicional de Angola para que o país fosse integrado como membro de pleno direito da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Azali Assoumani, que manifestou-se satisfeito com o encontro, afirmou que a aproveitou a ocasião para informar ao Estadista angolano da realização em Dezembro próximo de uma conferência de doadores, para apoiar as Comores.

Segundo Azali Assoumani, que convidou João Lourenço a estar presente na conferência de doadores, o evento deverá ser apadrinhado pelo Presidente francês, Emanuel Macron.

O país situado no Oceano Índico pretende ser um Estado emergente até 2030.

Em relação ao segundo dia de trabalhos da TICAD7, os especialistas africanos e japoneses trabalham na preparação dos documentos e na declaração final, a ser apresentada sexta-feira.

AngolaAzali AssoumaniComissão MistaComoresJoão LourençopescasPresidenteYokohama