Wyssolela Moreira retrata “matriz linguística “ em exposição 

Notícias de Angola – Dezoito obras de pintura, que retratam a expressão de matriz linguística, traduzindo em Kicongo, “ O equilíbrio de Ser”, da autoria da artista plástica Wyssolela Moreira, estão patentes desde quinta-feira, no espaço Cultural do Hotel Globo em Luanda.

Por: Amilton Victor 

A exposição individual intitulada “Kinenga Mu Kala”, cuja a amostra comporta varias obras pintadas na técnica mista, com destaque para a disciplinas de colagem e escrita, fotografia, instalação, videoarte e performance.

Em declarações a imprensa, Wyssolela Moreira , fez saber que os sitemas tradicionais de cura como terço e a cruz” bem como “neocolonialismo” são algumas das várias iconografias de identidades angolana e africana retratadas nesta que é sua segunda exposição individual.

“ Kinenga Mu Kala, é um acontecimento e uma conversa que retrata a paisagem interior de alguém como faria uma fotografia áurica. Essa imagem interna, derivada da análise interna e externa é, o corpo astral que nos conecta a tudo e a todos”, explicou.

Já o fotógrafo e artista plástico Magno Daniel, descreve a exposição com enorme satisfação. No seu entender, a obra trás uma visão não só experimental, mas energética do que nós somos.

Para Já Mehak Vieira, curador da exposição enalteceu a obra  dada pela sua complexidade e técnica moderna utilizada.

Wyssolela Moreira, natural de Luanda, vive e trabalha entre Toronto, Canadá e Luanda, como artista multidisciplinar e directora de arte.

A sua prática artística e experimental usa colagem, escrita, fotografia, instalação, videoarte e performance para  explorar as complexidades de um ser influenciado pelas normas neocoloniais. 

A artista trabalha na intercecção entre arte e espiritualidade, com foco na descontrução da herança colonial pertencente ao corpo, identidade, espaço, crença e saúde.

A exposição estará aberta ao público de Terça a Sexta-feira, das 12 horas às 19 horas, e Sábado, das 10 horas às 18 horas.

exposiçãoKinenga Mu Kala”matriz linguísticaMehak VieiraWyssolela Moreira