Notícias de Angola – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, apelou esta segunda-feira, a todos os profissionais da saúde do país para estarem cada vez mais comprometidos com o trabalho que desenvolvem.
Esperança da Costa, que falava à imprensa durante a reinauguração do Hospital Especializado Neves Bendinha, enfatizou que o país possui, hoje, duas mil unidades sanitárias e, destas, oito são hospitais centrais, 32 provinciais e cerca de 228 hospitais municipais. A par disso, disse haver um grande conjunto de erradicação de postos médicos para um serviço primário de atendimento de proximidade a nível das comunas e distritos.
“Que tenham como base sempre a ética e o profissionalismo, que prestem mais serviços humanizados e mostrem mais amor ao próximo. Estamos a lidar com vidas humanas, que é preciso preservar”, afirmou
Esperança da Costa durante a reinauguração do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha.
A Vice-Presidente da República disse, por outro lado, ser necessário trabalhar de forma consistente na gestão hospitalar, do património, equipamento e dos fármacos, apelando igualmente aos utentes para participarem na manutenção das unidades sanitárias.
A Vice-Presidente da República manifestou satisfação pela reabertura da unidade sanitária com cerca de 80 camas e equipamentos de tecnologia de ponta, considerando um resultado de opções estratégicas do Executivo, que quer ver o domínio da saúde cada vez mais optimizado e eficiente.
A cerimónia contou com a presença da viúva Lídia de Brito Teixeira e de familiares do nacionalista Neves Bendinha, nacionalista angolano, nascido a 10 de Novembro de 1936 na povoação de Guinza, Icolo e Bengo, cujo nome foi dado ao hospital especializado para o tratamento de queimaduras.