Por: Redacção NA
A Universidade Agostinho Neto e a José Eduardo dos Santos vão lançar no próximo ano lectivo 11 cursos em diferentes áreas de formação de professores para o ensino técnico-profissional.
A acção conta com o apoio do Projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional, com financiamento da União Europeia, no quadro da cooperação com a República de Angola.
Para o efeito foram disponibilizadas 475 vagas que serão asseguradas pela Universidade Agostinho Neto, em conjunto com o ISCED de Luanda ( oito Cursos) nas áreas do Ensino de Construção Civil (105 vagas), de Electrotecnia e Energia, de Electrónica e Automação, Electrónica e Telecomunicações Mecânica do Frio e Climatização , de Metalomecânica e de Electromecânica e Manutenção ( com 35 vagas cada ).
Estão de igual modo disponíveis 70 vagas para o curso de Máquinas e Motores.
No mesmo âmbito a Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, irá ministrar os cursos de Ensino de Gestão Agrícola, de Produção Agro-Pecuária e de Indústria Agro-alimentar com 30 vagas cada.
De acordo com uma nota de imprensa da RETFOP, os cursos de formação de professores têm uma duração de três anos e conferem o grau de bacharel e habilitam os diplomados para o exercício da função docente no ensino técnico-profissional.
Os formandos podem candidatar-se à frequência do Ensino Secundário Geral, Pedagógico e Técnico-profissional, com idade inferior a 30 anos.
A frequência dos Cursos de Formação de Professores, que serão leccionados em Luanda, na Faculdade de Engenharia, da Universidade Agostinho, e no Huambo, na Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade José Eduardo dos Santos, é apoiada através da concessão de bolsas de estudo para todos os alunos matriculados, e a sua conclusão com sucesso constitui uma forte oportunidade de ingressar na carreira docente.
As inscrições têm lugar no Campus da Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Camama, e na Faculdade de Ciências Agrárias, no Huambo – Chianga, a partir do dia 2 de Janeiro de 2020.
Podem inscrever-se os jovens de ambos os sexos de todo o território Nacional, desde que cumpram com os requisitos estabelecidos.
Para os cursos em Ensino de Construção Civil, de Máquinas e Motores, de Mecânica do Frio e Climatização, de Metalomecânica, de Electromecânica e Manutenção, de Electrotecnia e Energia, de Electrónica e Automação, e de Electrónica e Telecomunicações, podem inscrever-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, das áreas de Ciências Físicas e Biológicas; os diplomados do Ensino Secundário Pedagógico, das áreas de Ensino de Matemática e Física; e os do Ensino Médio Técnico, das áreas de Construção Civil, Electricidade, Electrónica e Telecomunicações e Mecânica.
Para os Cursos em Ensino de Produção Agro-pecuária e de Indústria Agro-alimentar, podem inscrever-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, das áreas de Ciências Físicas e Biológicas; os do Ensino Secundário Pedagógico, das áreas de Ensino de Biologia e Química; e os do Ensino Médio Técnico, das áreas de Agricultura, Pescas e Indústrias Alimentares.
Para o Curso em Ensino de Gestão Agrícola, podem inscrever-se os graduados do Ensino Secundário Geral das áreas de Ciências Económico -Jurídicas e os do Ensino Médio Técnico das áreas de Administração e Serviços, Agricultura, Pescas e Indústrias Alimentares.