Redacção NA
O violinista angolano Tanda Jaime, da Orquestra Kaposoka, foi recentemente distinguido pela Universidade de Krasnodar da Federação da Rússia com o Diploma “Prize Winner 1st Degree”.
Numa mensagem endereçada ao Vice-Presidente da República, Pedro Fançony, responsável da Orquestra Kaposoka, projecto social que acolhe centenas de crianças, adiantou que Tanda Jaime, revela-se um talento com muito futuro, tendo na sua galeria o importante prémio Cristiano Quizembe,
O Vice-Presidente Bornito de Sousa mantém uma relação estreita com a Orquestra Kaposoca, que visitou em 2020 e ficou positivamente impressionado com a alta “performance” dos jovens, que tocaram com extraordinária mestria os temas “Avó Beia”, “Ressurreição, “Namuleleno”, “Hallelluia, “Danças Eslavonic” (Dvorák).
Fundada em 2008, a Orquestra Kaposoca é constituída maioritariamente por crianças, adolescentes e jovens de famílias desfavorecidas. O projecto prevê expandir-se para as demais províncias, e a estimativa é chegar aos 5000 alunos até 2023.
Conta com 1591 crianças e jovens inscritas em cinco escolas situadas na Samba, Zango 3, Catete, Lobito e Sumbe, aos quais ensina música clássica universal e angolana, associados aos valores da ética, cidadania e civismo.