A União Europeia (UE), vai disponibilizar, nos próximos meses, 13 milhões de Euros, para potenciar o empresariado huilano a criar uma câmara de comércio com Angola, com o objectivo de fortalecer as relações económicas, anunciou nesta quarta-feira (24), no município da Humpata, o seu embaixador em Angola, Tomás Ulicny.
O financiamento será direccionado para novas áreas de cooperação. Os estados membros estão interessados em investir nos sectores comerciais. Para nós, UE, a saúde, a formação profissional, agricultura e a criação de emprego são prioridades em que temos muito interesse, disse.
Sublinhou que a visita efectuada ao Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, à Barragem das Neves e ao Perímetro Irrigado da Humpata, onde manteve um encontro com os empresários locais, serviu para avaliar as potencialidades da província.
O empresário João Saraiva, afirmou que, para além da transferência de conhecimentos e tecnologia, qualquer visita que potencie e ajude a resolver alguns problemas com que se debate o empresariado local é bem-vinda.
Para além desde investimento, a União Europeia vai disponibilizar cerca de 65 milhões de Euros para implementar um programa de resiliência à seca em três províncias do Sul de Angola.