Notícias de Angola – A província do Uíge vai contar, neste ano lectivo (2023-2024), com mais duas salas de informática, para minimizar a carência registada pelos estudantes que frequentam cursos voltados a esta área do saber, numa parceria entre a Paratus Angola e o Ministério da Educação.
Por: Amilton Victor
A informação foi prestada ao Notícias de Angola na terça-feira, pelo director geral da Paratus Angola, Francisco Pinto Leite, durante a apresentação 10ª edição do torneio de Golfe solidário, tendo afirmado que o novo projecto de cidadania e impacto social vai privilegia o sector da educação.
O projecto que visa instalação de duas salas de informática para os alunos, na província do Uíge, vai também desenvolver formações frequentes para estudantes que acabaram de sair da universidade e que necessitam de formação técnica prática para entrarem no mercado de trabalho.
Em declarações à imprensa, a ministra da Educação, Luísa Grilo, enfatizou que iniciativas do género são de grande importância, porque abrangem uma área tão vital do nosso país.
Por seu turno, Francisco Leite disse que a criação de salas de informática é urgente e fundamental para o crescimento académico das áreas tecnológicas em todo o país”.
Para tal, segundo ainda o responsável, o apoio da multinacional, ao sector da educação, em Luanda e nas demais províncias, visa a capacitação de jovens para o desenvolvimento de suas competências como membros produtivos e precursores do desenvolvimento em todo o país.
Além de Luanda e Uíge, Namibe e Huila são as províncias também comtempladas pelo projecto. Na região mais a sul de Angola, cuja capital é Moçâmedes, a Patatus, conseguiu, através de iniciativas do gênero, doar duas salas de informática à escola primária “Complexo Escolar nº 12”, ao passo que na Huíla, a contemplada foi escola primária “Pioneiro Zeca”.
A Cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2023-2024 acontece no dia 1 de Setembro, na província de Malange, e o ano escolar arranca no dia 4 do referido mês, em todo país, com a previsão de inserção de cerca de 950 mil novos alunos ao sistema de Ensino.