Notícias de Angola – O primeiro concerto do projecto intitulado “Tramas Sonoras” do trio brasileiro formado por Maria Valle, Diego Zangado e Luísa Lacerda, decorreu nos dias 12 e 13 de Janeiro, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, numa iniciativa da editora Kacimbo.
Por Amilton Victor
Durante os dois dias, Maria Valle (violoncelo), Diego Zangado (bateria e percussão) e Luísa Lacerda (voz e violão) proporcionaram ao público angolano e brasileiro presente, uma harmoniosa performance rítmica e melódica.
Em uma hora e meia, por cada espetáculo, o trio interpretou cerca de Quinze temas de artistas como Sérgio Santos (Que quer que), Rosa Ângela (Lua cheia), Bernardo Magalhães (Menino), Iara Ferreira (O velho), Bernardo Diniz e Anderson Balbueno (Onã), entre outros.
Em declarações ao Notícias de Angola, Diego Zangado, disse que a escolha de Angola como palco do primeiro concerto do projecto “Tramas Sonoras”, surge através de um convite feito pela editora Kacimbo.
“Fomos convidados no ano passado, pela editora Kacimbo, para a realização de um espetáculo aqui, no Instituto Guimarães Rosa. Na altura, não tínhamos avançado uma data porque estávamos numa turnê pela Europa. Assim, marcamos para Janeiro e decidimos que o primeiro show do projecto seria em Angola” esclareceu.
Por sua vez, o representante da editora Kacimbo, Ndalu de Almeida, com o pseudónimo Ondjak, avançou que além do concerto, os artistas vão ainda ministrar vários workshops para bateristas e orquestras.
O concerto também contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Angola e do Instituto Guimarães Rosa. O próximo palco eleito pelo projecto é o Brasil.
Maria Valle, violoncelista, integrou a Itiberê Orquestra Família, do conjunto Pedra Lispe, e colaborou com músicos como Hermeto Pascoal. O seu trabalho é marcado pela improvisação e criação de uma linguagem própria nos instrumentos de corda.
Por sua vez, Diego Zangado, baterista e percussionista, já gravou e apresentou-se pelo mundo com artistas como Francis Hime, Lenine e Chico Buarque. E como educador musical, ministrou vários workshops e outros cursos em países como Angola, Alemanha, Argentina, Japão e Taiwan.
Já a cantora e violonista Luísa Lacerda tem uma intensa produção discográfica na qual não só demonstra o seu talento, como dá voz a jovens compositores e instrumentistas. A artista já dividiu o palco com importantes nomes da MPB, entre os quais Guinga, Cristóvão Bastos, entre outros.