Por: Ivanine Silva
A telenovela brasileira, “Órfãos da Terra”, produzida pela Rede Globo, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid com direcção artística de Gustavo Fernandez, conquistou nesta segunda-feira (23), o prémio de Melhor Telenovela na 48ª edição do prémio Emmy Internacional.
A cerimónia tradicionalmente realizada em Nova Iorque, foi realizada remotamente e transmitida ao vivo pelo site da Academia das Artes e Ciências Televisivas, o anúncio da vitória de ‘Órfãos da Terra’ foi feito por Paul Blackthorne. Órfãos da Terra concorria com “Chen Xi Yuan, da China, “Na Corda Bamba”, de Portugal; e ‘Pequeña Victoria’, da Argentina.
O director Gustavo Fernandez representou a equipa da obra no evento e após a premiação, agradeceu a Academia e as autoras, que são criadoras deste projecto, agora duas vezes ganhadoras do Emmy, Duca Rachid e Thelma Guedes.
Emocionadas com a vitória, as autoras agradeceram a valorização dos temas abordados na novela.
“É muito gratificante saber que uma história que saiu de sua cabeça, de seu imaginário, de sua arte, chegou a tanta gente em tantos lugares diferentes. Vencer o Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial, é uma honra e uma responsabilidade enorme”, referiu Thelma Guedes.
“É muito bom ter o seu trabalho reconhecido. É o momento de celebrar, depois da estiva de fazer uma novela. E dessa vez tem um gosto ainda mais especial, que é saber que nossa história de acolhimento e empatia tem sensibilizado pessoas em todo o mundo”, complementou Duca Rachid.
A novela foi exibida em abril do ano passado na TV Globo e contou a história de amor e superação de Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalávia), que chegam ao Brasil com o desejo de reconstruírem as suas vidas, além de trazer como pano de fundo a questão dos refugiados, a novela tem como principais mensagens a empatia, a diversidade cultural e a superação em nome do amor.
Esse já é o terceiro prémio internacional que a novela conquista. Este ano, a trama recebeu o Grand Prize no Seoul Drama Awards, e, em 2019, ganhou ainda o Rose D’Or Awards, na categoria Serial Drama. ‘Órfãos da Terra’ foi licenciada para mais de cinquenta países, entre eles Angola, México, Uruguai e Bolívia.
Considerado o evento número 1 do mercado televisivo, o Emmy Internacional reconhece a excelência de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana. A Globo já recebeu 17 troféus do Emmy.