Notícias de Angola – O Serviço de Investigação Criminal “SIC” registou, de Janeiro a Outubro deste ano, um total de dois mil e Setecentos e Oitenta e Nove casos de crimes informáticos.
De acordo com o Porta-voz da Direcção de Combate aos Crimes Informáticos do SIC, António Ndakupapo, que falava à margem do encerramento do Cyber Secur Summit 2023.
Conforme o especialista, destes números , cerca de quarenta e sete processos estão concluídos e já foram encaminhados ao ministério público, o que resultou em Noventa e Sete detenções.
Por Amilton Victor
António Ndakupapo, fez saber por outro lado que dos casos mais críticos destacam-se as de burla informática, atribuição de falsa identidade, crimes contra honra e difamação, danos em dados informáticos e Intercepção ilegítima em sistemas Informáticos.
O evento que ocorreu de 11 a 12 deste é, contou com a participação de 25 prelectores de Angola, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Jordânia, Moçambique, Namíbia e Zâmbia.
Com o objetivo de promover as melhores práticas de Segurança de Informação e Cibersegurança e garantir a resiliência das organizações e partilha de conhecimento sobre perícia digital, segurança cibernética, bem como sobre os crimes informáticos à luz do novo código penal angolano.